* A colunista Cinthia Raasch está de férias. Ela volta a escrever na edição do dia 24 de agosto.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Jaraguá do Sul vai encaminhar ação judicial de cobrança para que o Estado pague a dívida da Saúde com o município, garante o secretário da pasta, Dalton Fischer. Na semana passada, a Prefeitura notificou extrajudicialmente o governo para que depositasse o valor em atraso, que chega a pouco mais de R$ 9 milhões. Fischer deu prazo até o fim da semana para que o pagamento fosse realizado, o que não ocorreu.
O recurso é referente aos procedimentos de cirurgias eletivas, terapia renal substitutiva (TRS), diárias de UTI, neurocirurgias, tratamento oncológico, ortopedia, entre outros, para os hospitais Jaraguá e São José. Por enquanto, explica o secretário, não há serviços suspensos para a comunidade, mas não há garantias.
– O que podemos garantir é que os atendimentos de urgência e emergência não correm riscos, pois esses repasses são feitos pelo município. Mas os outros pagamentos dependem do repasse do Estado, e não podemos garantir que o prestador continue a oferecer o serviço sem o pagamento. Há valores em atraso desde janeiro do ano passado.
Estado questiona valor
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Estado da Saúde não confirma o valor divulgado pelo município, de acordo com informações da assessoria de imprensa. Ainda assim, em nota, diz que “a eventual dívida existente será reduzida a partir dos pagamentos de incentivos”, que serão feitos aos hospitais nos próximos dias. Ainda segundo a assessoria, os valores a serem pagos ainda não foram definidos, mas a questão já foi tratada de forma estadual com os dirigentes das entidades representativas dos hospitais filantrópicos.
Leia as últimas notícias de Jaraguá do Sul e região.
Confira outras colunas de Cinthia Raasch.
Feira do Livro
No fim de semana do Dia dos Pais, as atrações na Feira do Livro de Jaraguá do Sul envolvem crianças e famílias com oficinas, contações de histórias e apresentações musicais. Neste sábado, o dramaturgo, roteirista e cineasta Fernando Bonassi se apresenta em uma conversa sobre literatura, cinema e teatro. Bonassi é coautor dos roteiros dos filmes “Carandiru”, “Cazuza”, “Castelo Rá-tim-bum” e das séries de TV “Força-tarefa”, “Mundo da Lua”, “Castelo Rá-tim-bum” e da nova “Supermax”, que estreará em breve na Rede Globo. O encontro ocorre às 17 horas, no Pequeno Teatro da Scar. Ainda no sábado, às 9h30, a oficina Brincando de fazer livros reúne pais e filhos numa atividade especial. O livro “A de Antônia”, escrito por Demétrio Panarotto, com participação de seus filhos Antônia e Lorenzo e projeto gráfico de Gabi Bresola, é o ponto de partida da oficina.
No domingo é a vez do espetáculo musical infantil “No Dorso do Rinoceronte”, com Silvio Mansani. O show aborda temas do universo infantil, como parque de diversões, circo e festa de aniversário.
Aula gratuita
Quem gosta de praticar ioga e, de quebra, curtir a natureza pode se organizar para participar, neste domingo, de mais uma edição do Viva Mais no Parque Malwee. O encontro, promovido pela Unimed, oferece aula gratuita de ioga em parceria com a Sandrananda Yoga e Meditação. A temática da aula será digestão. As crianças também podem participar. Em comemoração ao Dia dos Pais, haverá sorteio de brindes. O evento ocorre no estacionamento do Museu Wolfgang Weege e é gratuito. Em caso de chuva, o Viva Mais no Parque Malwee será transferido para o ginásio de esportes.
Continua depois da publicidade
Museu da Paz
A Associação dos Amigos do Museu da Paz (Aampaz) e a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (Anvfeb) – regional de Jaraguá do Sul – promovem, neste sábado, no espaço panorâmico da Scar, a Sopa dos Expedicionários. O evento, que começa às 18 horas, será em comemoração aos 20 anos do Museu da Paz. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser comprados no museu, que fica na avenida Getúlio Vargas, 405.