Com a redução da Selic, a taxa básica de juros, o rendimento da poupança está cada vez menor e isso fez com que muitas pessoas começassem a pensar em outras opções para investir o seu dinheiro. Ainda assim, cerca de 25% de todo o dinheiro de pessoa física investido no Brasil está na poupança, o que representa aproximadamente R$ 1 trilhão. A explicação para isso pode ser o medo que o brasileiro ainda tem de perder dinheiro investindo. Porém, essa ideia é um equívoco, pois com a taxa Selic em 2% ao ano, o rendimento da poupança fica em torno de 1,4% ao ano, que é menos do que a inflação. Ou seja, quem guarda dinheiro na poupança está na verdade desvalorizando seu patrimônio.

Continua depois da publicidade

>> Guia prático para começar a investir em 10 passos

Segundo a sócia e especialista em investimentos da Warren, Tamara Hernandes, todo investimento envolve riscos, mas é possível minimizar as possíveis perdas tendo em mente o seu perfil de investidor e fazendo investimentos que sejam adequados a ele.

— Conhecer seus limites e objetivos ajudará a identificar seu perfil de investidor para adequar sua carteira à sua disposição de tomada de risco do portfólio, seja ele risco de mercado ou risco de crédito do ativo — explica Tamara.

Outra coisa importante, segundo a especialista, é fazer decisões de forma racional e não seguir impulsos ou previsões irreais.

Continua depois da publicidade

— É muito comum as pessoas serem tomadas por sentimentos tanto de euforia quanto de medo em determinados momentos da economia. É fundamental saber avaliar até onde estamos dispostos a nos expor a tais riscos, para manter o equilíbrio do portfólio a longo prazo — adverte Tamara.

Diversificação da carteira é o segredo para minimizar os riscos

Para minimizar os riscos da carteira, o segredo é a diversificação, que consiste em alocar o dinheiro em investimentos de categorias diferentes e assim mitigar o risco do cliente em cenários de stress do mercado. Assim, quando bem feita, a diversificação da carteira de investimentos busca maior rentabilidade com mais segurança.

Além de proteger os investimentos contra riscos específicos dos ativos, a diversificação também costuma trazer um maior retorno a longo prazo, porque o investidor vai se expor a uma série de classes de ativos, obtendo o melhor de cada uma delas. Mesmo dentro de uma mesma classe de ativos, como a Renda Fixa, por exemplo, é possível diversificar em ativos de emissores e indexadores diferentes, sem abrir mão da tranquilidade que a Renda Fixa oferece.

— Para aqueles que possuem perfil mais arrojado, dispostos a ter volatilidade em sua carteira de investimentos, a diversificação se torna ainda mais importante para equilibrar a carteira e preservar o capital a longo prazo — garante Tamara.

Continua depois da publicidade

Questionário suitability é importante para conhecer o perfil do investidor

Para definir o perfil do investidor é importante a aplicação do questionário suitability, a fim de saber qual é o perfil com base nos objetivos para o futuro. Esse resultado revelará o quanto o investidor já sabe sobre investimentos, qual a sua experiência no mercado e também mostrará a sua tolerância ao risco.

O suitability é um passo obrigatório para bancos e corretoras antes do investidor fazer sua primeira aplicação. No entanto, o recomendado é que o investidor procure um profissional que vá além do suitability e que entenda qual é o seu momento de vida, a sua realidade e quais são os seus objetivos.

Papel do consultor financeiro na hora de investir

Para avaliar quais tipos de investimentos são mais adequados ao perfil de cada investidor, é preciso conhecer bem o mercado. Por isso, ou o investidor dedica tempo para estudar bem os tipos de investimentos ou procura ajuda de um consultor financeiro, que é o profissional que possui a expertise necessária para alocar o dinheiro da melhor forma possível.

>> Sensacionalismo no mundo dos investimentos: como diferenciar profissionais corretos de fraudes

Continua depois da publicidade

Segundo a especialista da Warren, a mesma variedade de produtos disponíveis no mercado, que garantem a diversificação da carteira do investidor e o ajudam a minimizar os riscos, também é responsável por gerar confusão para os investidores mais leigos ou para aqueles que preferem dedicar seu tempo a outras questões.

— Por este motivo, a figura do consultor financeiro se torna ainda mais relevante no processo de investir. É ele que estará ao seu lado entendendo suas necessidades e buscando as oportunidades que se adequem ao seu perfil para tornar esse processo de investir mais fácil e prático — finaliza Tamara.

​A corretora digital disponibiliza uma plataforma em que é possível diversificar a carteira de investimentos de forma descomplicada. Acesse o site da Warren, ou baixe o app, e veja como é eficiente investir de uma maneira segura, formando uma carteira variada e personalizada aos seus interesses.

Acesse o canal Investe Mais no portal NSC Total e confira dicas e conteúdos sobre esse segmento.

Leia também

Continua depois da publicidade

Saiba o que são os Fundos ESG, investimentos comprometidos com a sustentabilidade

Cashback em fundos de investimentos: Entenda os benefícios de não pagar pelo comissionamento da corretora

Reserva de emergência representa segurança na hora de investir