Documentário, musical, drama, épico histórico. A seleção de filmes da 42º edição do Festival de Cinema de Gramado, anunciada nesta quarta-feira pela comissão organizadora, tem como marca a diversidade de gêneros. O evento vai se realizar de 8 a 16 de agosto.
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A mostra competitiva de longas-metragens brasileiros (veja abaixo) reúne oito títulos assinados por diretores consagrados, como o várias vezes premiado em Gramado Domingos Oliveira, que apresenta Infância, e talentos da nova geração do cinema autoral nacional, como Juliana Rojas, na disputa com Sinfonia da Necrópole. Ambos estão na seleção de outro grande certame cinematográfico da temporada, o Festival de Paulínia (SP), que divulgou também na quarta-feira os selecionados para a edição que ocorre entre 22 e 27 de julho. A competição paulista selecionou ainda o longa gaúcho Castanha, de Davi Pretto, que não inscreveu seu filme para o evento na Serra.
No Festival de Gramado, poderão ser conferidos os trabalhos de dois estreantes em longa: o músico Alceu Valença, com A Luneta do Tempo, e o ator Caco Ciocler, com Esse Viver Ninguém me Tira. Tabajara Ruas assina o representante gaúcho na competição: o épico histórico Os Senhores da Guerra.
– Acho que essa é a melhor seleção que já fizemos – disse o crítico Rubens Ewald Filho, responsável pela curadoria do festival ao lado do jornalista Marcos Santuário e da diretora e produtora argentina Eva Piwowarski, que substituiu o ator José Wilker, morto em abril.
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Rubens Ewald afirmou:
– Os Senhores da Guerra é o melhor filme do Tabajara, é o melhor épico gaúcho já feito. Não foi concessão. E Sinfonia da Necrópole é um filme absolutamente original, acho que no mundo. É um musical que se passa em um cemitério.
A mostra de filmes estrangeiros abriga cinco longas: Algunos Dias Sin Musica (Argentina/Brasil), de Matías Rojo; El Critico (Argentina), de Hernán Guerschuny; El Lugar del Hijo (Uruguai), de Manuel Nieto; Esclavo de Dios (Venezuela), de Joel Novoa; e Las Analfabetas (Chile), de Moisés Sepúlveda.
– El Crítico é um filme interessante, que mostra com ironia essa visão parisiense que o portenho tem de si mesmo – destaca Eva. – A atriz Dolores Fonzi é mulher do ator mexicano Gael García Bernal. El Lugar del Hijo é um grande filme uruguaio, que já foi exibido com sucesso em outros festivais. Las Analfabetas é o melhor filme chileno dos últimos anos, com Paulina García, de Gloria.
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Três curtas gaúchos estão na competição nacional do formato: A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita; Castillo y el Armado, de Pedro Harres; e Se Essa Lua Fosse Minha, de Larissa Lewandowski. Contando pela primeira vez com premiação em dinheiro, o evento, que conta com um orçamento estimado e ainda não fechado no valor entre R$ 3 e 3,5 milhões, distribuirá um total de R$ 275 mil em prêmios entre os vencedores das mostras de longas brasileiros e estrangeiros e de curtas brasileiros. Os homenageados desta edição serão anunciados posteriormente.
A respeito dos filmes que competirão antes em Paulínia, a assessoria de imprensa do Festival de Gramado, informa que regulamento permite que um longa brasileiro continue concorrendo aos prêmios principais mesmo se já tiver sido premiado em outro festival, o que pode vir a acontecer com Infância e Sinfonia da Nécropole. Já entre os curtas, o regulamento é diferente: se um curta ganhar melhor filme ou diretor em outro festival anterior, ele não pode ser premiado em Gramado. Isso pode acontecer com O Clube (RJ), de Allan Ribeiro, curta também selecionado por Paulínia.
Longas brasileiros em competição
A Despedida (2014, SP), de Marcelo Galvão. Homem de 92 anos vive última noite de amor com uma jovem amante. Com Nelson Xavier e Juliana Paes.
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A Estrada 47 (2014, RJ), de Vicente Ferraz. Integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) vivem dramática missão na campanha da Itália durante a II Guerra. Com Daniel de Oliveira e Júlio Andrade.
A Luneta do Tempo (2014, RJ), de Alceu Valença. Drama musical ambientado no sertão pernambucano que destaca elementos da cultura popular e figuras históricas como Lampião e Maria Bonita. Com Irandhir Santos e Hermila Guedes.
Esse Viver Ninguém me Tira (2014, DF), de Caco Ciocler. Documentário sobre Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, viúva do escritor Guimarães Rosa. Destaca o trabalho dela no consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, para ajudar judeus perseguidos pelo nazismo a emigrarem para o Brasil.
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Infância (2014, RJ), de Domingos Oliveira. A adaptação da peça Do Fundo do Lago Escuro, encenada nos anos 1980, com texto de Oliveira e direção de Paulo José. A rotina turbulenta de uma grande família carioca em meio à crise que abalou o governo de Getúlio Vargas, em 1954. Com Fernanda Montenegro, Paulo Betti e Priscilla Rozenbaum.
O Segredo dos Diamantes (2014, MG), de Helvécio Ratton. Aventura infantojuvenil sobre garoto que busca um tesouro para salvar a vida do pai. Com Matheus Abreu.
Os Senhores da Guerra (2014, RS), de Tabajara Ruas. Épico histórico sobre dois irmãos que defendem lados opostos na revolução de 1924 no Rio Grande do Sul. Com André Arteche, Rafael Cardoso, Leonardo Machado, Zé Adão Barbosa, Elisa Brites e Andrea Buzato.
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Sinfonia da Necrópole (2014, SP), de Juliana Rojas. Comédia musical sobre romance de aprendiz de coveiro sensível ao trato com mortos e funcionária do serviço funerário fascinada pelo ofício.
Veja a relação de curtas selecionados para Festival de Gramado de 2014