O resultado de um prato depende de muitas variáveis. A qualidade dos ingredientes, os tipos de temperos, as técnicas utilizadas e, claro, o formato de preparo escolhido. Cada meio de cozinhar ressalta diferentes sabores e excentricidades de cada ingrediente usado, e, por isso, o resultado de algo cozido no forno é diferente do obtido no fogão, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Qual é a diferença entre forma de preparo e material de preparo?

As formas de preparo de um alimento são os diferentes jeitos que aquele ingrediente pode ser preparado: cru, assado, cozido a vapor, cozido em banho-maria, frito, marinado, entre tantas outras. Cada um desses formatos tem diferentes objetivos na receita.

Ainda que com uma variedade um pouco menor, os materiais de preparo também afetam o resultado final de um alimento. Eles são comumente: fogão, fogão a lenha, forno, airfryer, entre outros.

Quais as principais diferenças entre os formatos de cozimento?

Algumas culinárias exigem certos métodos de preparo específicos que constituem características na cultura de sua origem, como a culinária tipicamente mineira, por exemplo, valoriza o fogão a lenha para o preparo de alimentos. Excluindo esses preparos específicos, a maioria das pessoas usa o fogão a gás no dia a dia, contratando serviços de gás a granel para se assegurar de que ele não acabe em meio a uma receita.

Continua depois da publicidade

Considerando o fogão como o material de preparo mais utilizado na gastronomia, alguns dos formatos de preparo possíveis de se realizar em uma receita são:

Cozimento a vapor

O cozimento a vapor é realizado no fogão e exige uma panela que permita que a água usada para o cozimento não entre em contato com o alimento, deixando que apenas o vapor entre em contato direto e sirva para aquecer os ingredientes. 

Essa técnica é muito utilizada para cozinhar legumes e verduras e manter seus nutrientes preservados. Por não exigir o acréscimo de qualquer tipo de gordura, o cozimento a vapor é conhecido como uma alternativa saudável e saborosa de preparo, já que também preserva muito bem os sabores e as cores naturais dos alimentos. 

Grelhado

Grelhar alimentos é uma forma de acrescentar novas camadas de sabor a um ingrediente. Esse método de preparo é ideal para carnes, legumes, frutos-do-mar, massas e diversos outros tipos de alimentos. 

Continua depois da publicidade

Por usar altas temperaturas, o ato de grelhar alimentos traz sabores mais fortes e defumados ao prato, e pode ser usado tanto como uma forma de cozimento como uma finalização – no caso de massas, por exemplo. 

Assado

O cozimento de alimentos no forno é uma alternativa prática e que permite a exploração de novas texturas e sabores nos alimentos. Esse formato de preparo é indicado, principalmente, para cortes grandes de carne, legumes, peixes e até para acrescentar sabores em pratos preparados no fogão, como para gratinar uma massa, por exemplo.

Leia mais

Comfort food: cinco pratos que podem encantar seu paladar e seu coração

Como a gastronomia corporativa pode influenciar os hábitos alimentares dos funcionários?