A Associação das Distribuidoras de Combustíveis (Brasilcom) divulgou nota, nessa quinta-feira (14), na qual afirma que diversas empresas filiadas foram avisadas pelo setor comercial da Petrobras sobre cortes unilaterais nos pedidos de fornecimento de gasolina e óleo diesel para novembro deste ano.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Brasilcom, os cortes chegam a 50% em alguns casos. A entidade afirma que a medida coloca o país “em situação de potencial desabastecimento”. A associação diz também que já comunicou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a respeito do potencial problema.

De acordo com as empresas filiadas, os preços praticados pela Petrobras vêm afugentando importadores. Ao mesmo tempo, a companhia não tem conseguido atender a demanda das distribuidoras. A afirmação, contudo, é refutada pela estatal. “A Companhia esclarece que as suas refinarias estão operando normalmente e segue atendendo integralmente os contratos com as distribuidoras, de acordo com os termos e prazos vigentes”, escreveu, em nota.

Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total

Continua depois da publicidade

Leia também 

Projeto que muda ICMS sobre combustível avança na Câmara dos Deputados

Viver está mais caro em SC? Entenda alta de preços em cinco áreas e como 

Café nosso de cada dia ficou mais caro? Entenda o que afeta o preço da bebida