As remessas mundiais de tablets ultrapassaram as de netbooks pela primeira vez no segundo trimestre, segundo informações da Folha.com. Uma pesquisa da ABI Research indica que o número de tablets duplicou em relação ao trimestre anterior, passando de 6,4 para 13,6 milhões entregues pelos fabricantes em todo o mundo, enquanto os netbooks caíram de 8,4 para 7,3 milhões.
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– Essa é uma tendência que não acreditamos que será revertida – declarou Jeff Orr, analista em pesquisa sobre aparelhos móveis da ABI, no comunicado da consultoria – Como os dispositivos ocupam categorias diferentes, isso não representa um comportamento de substituição, mas uma mudança de liderança para o tipo de dispositivo mais interessante.
A ABI estima que a diferença aumente até o ano fechar, totalizando 32 milhões de netbooks e 60 milhões de tablets distribuídos.
– Os tablets são percebidos como sendo de uso mais fácil, comparado à interface com teclado e mouse dos netbooks. Aqueles que dispensaram o PC por ele ser mais difícil de ser usado veem os tablets como uma oportunidade para acessar a internet. O custo, no entanto, não é uma razão para o consumidor comprar um tablet, já que o preço médio de um aparelho é de US$ 600 e um netbook custa metade disso – disse Orr.
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O líder em tablets continua sendo a Apple, que atrai interesse com o iPad 2 e constitui 68% do mercado. Os principais mercados consumidores de tablets são a Europa Ocidental, os EUA, o Japão e a Coreia do Sul, que logo aderiram à tecnologia. Em países onde os computadores pessoais e internet em banda larga não têm uma oferta ampla, os netbooks mantém o apelo de mercado.
Com informações da Folha.com