Não precisa ser especialista para prever: daqui pra frente, começará o ataque pesado entre os candidatos a presidente da República. O alvo preferido será Jair Bolsonaro, líder das pesquisas, mas vai sobrar também para o Haddad, o avatar de Luiz Inácio Lula da Silva. Com a temperatura mais alta, haverá menos ou quase nenhuma apresentação de propostas. Para quem gosta do circo pegando fogo, uma excelente opção. Mas o melhor mesmo, para quem gosta de uma campanha mais apimentada, virá no segundo turno. Aí quem puder mais vai chorar menos.
Continua depois da publicidade
Bye Bye Brasil
Quando perguntaram a Roberto Campos quais seriam as saídas para o Brasil, ele disse: “O aeroporto do Galeão, o de Cumbica e o liberalismo”. Enquanto o Estado não opta, de fato, pela terceira opção, os brasileiros continuam indo embora, principalmente para os Estados Unidos. “Só na Flórida vivem cerca de 300 mil brasileiros, dos quais 55% são donos do próprio negócio ou trabalham de forma autônoma”, diz o advogado catarinense Luciano de Lima, cujo escritório mantém filial nos Estados Unidos.
Essas pessoas são empreendedoras que, se tivessem chance, estariam no Brasil gerando riqueza e empregos. Mas há entre nós uma descrença generalizada, traduzida pela pesquisa do Datafolha: se pudessem, 62% dos jovens brasileiros iriam embora do país. Entre os atuais candidatos a presidente, há alguém capaz de mudar essa realidade? Há alguém que tenha lido Roberto Campos?
Praias limpas
Devido à proximidade da pré-temporada de verão – as previsões da meteorologia indicam temperaturas elevadas na primavera – e das festas de outubro, a prefeitura de Balneário Camboriú está fazendo uma limpeza geral das praias mais frequentadas da cidade. No domingo, era possível ver até trator retirando entulhos da praia Central. O que é feito por lá, não está sendo feito por aqui. Principalmente no norte da Ilha, a sujeita toma conta de muitas faixas de areia. É bom o pessoal da Comcap se aligeirar.
Continua depois da publicidade
Take easy brother!
Ciro Gomes, candidato à Presidência da República, precisa tomar Frontal. O homem é o campeão em insultos nas redes sociais. Chama todo mundo de FDP com a maior facilidade na cara da pessoa e diante de várias jornalistas com câmeras e microfones ligados. Bolsonaro é um gentleman perto do cearense cabeça-quente que vai perdendo a eleição para ele mesmo.
São Pedro de Alcântara
O mês de outubro ainda não chegou, mas o circuito de festas temáticas em Santa Catarina começará com a Oktober Tanz em São Pedro de Alcântara, neste próximo fim de semana. São Pedro é chamado de berço da imigração alemã no nosso Estado. Mario Muller, o incansável secretário de turismo local, esmera-se para deixar a cidade pronta para receber os visitantes. A festividade antecede as comemorações dos 190 anos da imigração alemã no Brasil e vai ter dança, folclore, música e comidas típicas.
Leia também: