As candidaturas no cenário pré-eleitoral de Florianópolis se encaminham para a formação de três blocos: um do governo municipal, um do governo estadual e um do governo federal. O certo na disputa da Capital catarinense é que 2012 será a eleição da renovação. Pela primeira vez nos últimos 16 anos, nenhum nome Amin ou Berger estará em cabeça de chapa.
Continua depois da publicidade
O bloco do governo municipal é o da pré-candidatura do atual secretário municipal de Governo Gean Loureiro (PMDB), que tem o apoio do atual prefeito Dário Berger (PMDB). Os peemebistas têm conversas mais avançadas com PDT, PTB, PV e PPS. Outra alianças cobiçadas pelo partido são do PSDB e do DEM.
De acordo com Gean, o atual estágio das negociações é de “muito namoro e pouco casório”. Dependendo de como a coligação se configurar, o partido não descarta a possibilidade de ir para a disputa com chapa pura. O PMDB marcou a data de sua convenção para 17 de junho, com possibilidade de deixar a indicação para vice em aberto até o dia 30.
O pré-candidato que do bloco do governo do Estado é o deputado estadual Cesar Souza Junior (PSD). Os pessedistas já fecharam com o PP, que indicará o vice da coligação. O nome do partido para a vaga é do vereador João Amin. Cesar Junior conta também com o apoio do PSB e negocia com PSDB, DEM e PSC.
Continua depois da publicidade
Os tucanos possuem seu próprio pré-candidato à prefeitura de Florianópolis, mas uma aliança com Gean ou Cesar não é descartada. João Batista Nunes, atual vice-prefeito da Capital, é o nome do partido para a disputa. No momento, se a opção for por uma aliança, o PSDB estaria mais próximo dos pessedistas que dos peemedebistas. Os demistas também possuem nome próprio, do empresário Doreni Caramori.
O terceiro bloco da corrida pela prefeitura de Florianópolis é encabeçado pela deputada estadual Angela Albino (PC do B). A pré-candidata têm o apoio do PT, que indicará o vice da chapa. Os petistas se reúnem neste sábado para decidir o nome que estará ao lado de Angela. Os cogitados são Nildomar Freire, o Nildão; José Fritsch, Ricardo Baratieri e Milton Mendes.
Entre os partidos menores, o PV lançou Gerson Basso como pré-candidato, Elson Manonel Pereira é o nome do PSOL e Joaninha de Oliveira é a pré-candidata do PSTU.
Continua depois da publicidade
:: Assuntos que serão pauta na campanha
Mobilidade urbana
Os problemas de trânsito e transporte coletivo são dos dois dos principais problemas da Capital catarinense. Todos os dias, os moradores da cidade e da região, que trabalham em Florianópolis, enfrentam longas filas para entrar na Ilha. Nos horários de pico, os engarrafamentos são sentidos também em pontos no Sul da Ilha, rodovia SC-401 e nos arredores da Universidade Federal de Santa Catarina. Com relação ao transporte público, as principais reclamações são de demora e do preço dos ônibus. Recentemente, mais uma greve dos motoristas e cobradores deixou os usuários do serviço sem transporte por três dias.