Enquanto o mundo inteiro vive a pandemia do novo coronavírus, o Brasil enfrentou uma nova crise recentemente. Maior do que entre os torcedores de Figueirense e Avaí, sem comparação com a disputa entre apoiadores e críticos ao presidente Jair Bolsonaro, e podemos dizer que quase tão acirrada quanto as disputas sobre “ficar em casa”. Nesta semana, mais de 1,5 bilhão de votos demonstraram que o país todo está mobilizado em acompanhar o Big Brother Brasil e que a disputa entre dois lados do jogo está mais forte do que nunca.
Continua depois da publicidade
O motivo para o recorde de votação foi o enfrentamento de grupos opostos, dentro e fora do reality. De um lado, o apoio ao participante Felipe Prior – que acabou sendo eliminado na noite de terça-feira (31) com 56,73% dos votos – e de outro a defesa de Manu Gavassi – que permaneceu no programa junto às denominadas “fadas sensatas” -. O foco foi tão grande entre as duas torcidas que a participação de Mari Gonzalez no paredão passou até despercebida.
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Toda essa emoção em torno de quem ficaria no BBB ganhou proporções ainda mais acirradas com a participação de cabos eleitorais poderosos e famosos na defesa dos participantes. O mundo do futebol, com o posicionamento de astros como Neymar e Gabigol, substituiu os pedidos de arquibancadas cheias nos estádios para defender a permanência do arquiteto no jogo com lotação máxima de votos. A cantora Manu Gavassi, por sua vez, contou com a defesa de atrizes globais, como Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Ágata Moreira.
Ou seja, o ambiente perfeito para uma das maiores “brigas” pelas redes sociais foi formado nesta semana de embate no reality. E tudo teve ainda mais força com o pedido de isolamento social para frear a proliferação do novo coronavírus. O país do futebol precisou de um novo esporte favorito e quem adora acompanhar as novelas – e as criadoras de conteúdo digital – teve que arranjar novos motivos para ficar ligado na televisão, sempre do sofá de casa.
Continua depois da publicidade
Além da marca histórica de votos, o BBB tem mais motivos para se transformar em uma “nova febre” do entretenimento atual. Após algumas temporadas com baixo engajamento do público, o reality possui números crescentes de audiência na 20ª edição. De acordo com dados do levantamento do Ibope, a audiência de realitys na semana de 18 a 25 de março – primeira com medidas mais duras de isolamento – cresceu 23% no Brasil.
Conforme o relatório do Ibope, a audiência também mostra a mudança dos perfis que assistem à televisão, nas últimas semanas. Há destaque, nas informações apuradas pelo órgão, para o crescimento de jovens e adultos vidrados na telinha. O tempo em frente à TV, da mesma forma, apresentou crescimento. No começo de março, o tempo médio era de 6 horas e, na última semana, foi superior a 8 horas.
Torcidas mobilizadas: do esporte para o BBB
Quando os campeonatos de esporte pelo mundo foram suspensos pelo novo coronavírus, muitas pessoas precisaram transformar o gosto por assistir os jogos por outro tipo de entretenimento. E, com o BBB dividido em grupos, a escolha até foi fácil. Tudo ficou muito parecido com a rivalidade dos campos e quadras. Logo, cada lado encontrou uma torcida para chamar de sua e os comentários de lances transformaram-se em diálogos sobre as atitudes de cada “brother” ou “sister” dentro da casa mais vigiada no país.
Em um grupo de amigos destinado aos jogos de futebol pelo videogame, o vendedor Luiz Ricardo da Silveira percebeu o papo tomar outro rumo nas últimas semanas. O Big Brother Brasil virou o centro do debate e, quem olhava o reality esporadicamente, chegou até a participar das votações para eliminação do jogo.
Continua depois da publicidade
– Nesse mundo do esporte a galera é muito competitiva e imagino que encontrou no BBB a única competição pra se dedicar. Traz uma visão mais de “jogo” mesmo que tanto se fala no BBB – comentou Luiz sobre a mudança do bate-papo pelo WhatsApp. E, seguindo a tendência da maioria dos apreciadores de futebol e outros esportes, o grupo elegeu Prior para tentar vencer a edição.
E, ainda conforme todo esporte, os ídolos da torcida foram escolhidos. Com a saída de Prior, na lista do grupo restou Babu e Rafa Kalimann como os favoritos para ganhar o programa. Já as pessoas que eles não querem que ganhem de jeito nenhum são Gizelly e Marcela. Tudo isso sinaliza e reforça a rivalidade entre os lados opostos dos participantes da casa.
Amante de diferentes esportes, como NBA, NFL, futebol brasileiro e futebol europeu, Luiz comenta que ficar sem o acompanhamento de disputas tem sido bem difícil. Por isso, apostou no BBB como novo espaço para torcidas. No WhatsApp, o grupo até já se posiciona com os comentários típicos de quem acompanha o reality. “Pelo menos colocou fogo no parquinho” disse um dos amigos de Luiz Ricardo ao falar das atitudes de Prior no jogo.
Ex-casal aumenta competividade
Amiga pessoal de Manu Gavassi, a atriz Bruna Marquezine não demorou muito para mostrar a hashtag #ForaPrior assim que o paredão foi formado. Já o seu ex-namorado, o jogador Neymar, não teve dúvidas em colocar a #ForaManu nos posts. Pronto: mais um episódio do ex-casal BruMar foi consolidado e virou mais um item na competividade no paredão.
Continua depois da publicidade
A disputa entre os dois chegou até a ficar entre os assuntos mais citados do Twitter. Afinal de contas, a “briga” misturou ingredientes infalíveis para uma fórmula de sucesso de audiência: casal que não é mais um casal, Bruna Marquezine, Neymar e BBB. Em perfis fakes da atriz, por exemplo, internautas até ofereceram como brinde uma camiseta de Ney para que fosse feita de pano de chão, caso a cantora ficasse no programa.
Neymar, depois de ver a polêmica com o nome da ex-namorada, chegou até a voltar atrás e dizer que também torcia para Manu. Mas, o mundo do futebol já estava a favor do “Mago”, como foi chamado o arquiteto no meio da disputa.
E a disputa do BBB teve mais uma semelhança com as partidas de futebol: milhares de pessoas foram para as janelas para comemorar a permanência de Manu. Pelo Twitter, vídeos mostram o barulho após o anúncio do apresentador Tiago Leifert e até satirizam campeonatos afirmando que o reality já está melhor do que a Copa do Mundo.