A família Safra chegou a um acordo “amigável” com Alberto Joseph Safra, conforme anúncio feito nesta sexta-feira (19). Segundo informações do g1, Alberto entrou com um processo ano passado contra a mãe e os dois irmãos, devido à uma divergência envolvendo a fortuna do pai, Joseph Safra, morto em 2020. O patriarca teria deixado uma herança estimada em US$ 16 bilhões, de acordo com a Forbes.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total no Google Notícias
“Nos termos do acordo, Alberto se desinvestirá de seus interesses no Grupo J. Safra e perseguirá seus interesses empresariais através da ASA [Investiments]” diz a família em nota divulgada nesta sexta.
A instituição financeira ASA foi fundada por Alberto em 2019 após se desentender com o restante da família. A nota divulgada nesta sexta também comunicou que a família teria concordado em encerrar todos os processos judiciais e arbitrais pendentes em todas as jurisdições.
O processo
No processo, Alberto acusava a mãe, Vicky Safra, e irmãos Jacob e David Safra, de desfazerem, de propósito, a participação dele na holding do Safra National Bank. Com a atitude, o intuito dos três era expulsá-lo do império da família, segundo ele.
Continua depois da publicidade
— Em razão de atos ilegais e agressivos praticados por seus irmãos, Alberto Safra não teve alternativa senão ingressar com ação judicial na Suprema Corte de Nova York para proteger os seus direitos. É lamentável que David e Jacob Safra tenham tomado tais ações ilegais. Por meio da ação judicial, Alberto Safra busca a proteção dos seus direitos —afirmou o autor da ação em nota na época.
Uma disputa com o irmão mais novo, David, resultou na renúncia de Alberto ao conselho de administração dos Safra em novembro de 2019.
Já em 2021, Alberto e a família quase chegaram a um acordo acerca do testamento do pai para evitar litígios sobre uma fortuna de quase US$ 15 bilhões, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Nessa época, a família Safra divulgou uma nota afirmando que, poucos meses após ter recebido a doação dos pais como forma de antecipar a herança dele, Alberto abandonou o Banco Safra sem se importar com os apelos, iniciando um negócio próprio.
Continua depois da publicidade
Joseph Safra, então, teria conversado com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto na nova empreitada.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Quem é Mahra Al-Maktoum, princesa de Dubai que viralizou após anunciar divórcio
Apagão cibernético: solução para o problema pode levar dias, apontam especialistas