Uma discussão na Câmara de Vereadores de Joinville sobre galos de rinha está gerando polêmica nas redes sociais. Um vídeo que mostra a opinião de alguns parlamentares sobre o destino de dez bichos que foram recolhidos, passarão por ressocialização e esperam por adoção no Centro de Bem Estar Animal está sendo compartilhado na internet. O assunto também foi tema em publicação do site de humor ‘Não Salvo’.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br
Durante a discussão na sessão da segunda-feira, dia 3, após nota publicada por “AN” na coluna de Jefferson Saavedra, o vereador Rodrigo Coelho (PSB) sugeriu que os galos virassem ensopado e servissem de alimento para as pessoas.
— Está começando a faltar merenda nas escolas, fora as pessoas que vivem na rua e ganham sopa, fora a adoção de crianças que acho que está acima da adoção de um galo […] mas se a gente encontrar um galo de rinha, deveria cortar a cabecinha dele e fazer um ensopado para fazer para esse pessoal — afirmou Coelho.
A vereadora Ana Rita Negrini Hermes (Pros) reprovou a fala de Rodrigo Coelho afirmando que os galináceos são extremamente inteligentes e merecem respeito. Ela ainda disse que o colega de Câmara poderia ter ficado calado.
Continua depois da publicidade
— Não é a sua cabeça que está sendo cortada, por isso é fácil dizer, mas nós vamos lutar para conseguir socializar esses galos — defendeu.
O vereador James Schroeder (PDT) ainda se pronunciou na discussão dizendo que estava sendo criada uma dicotomia entre a defesa da causa animal e dos excluídos socialmente que não existe. Segundo ele, os vereadores precisam ter responsabilidade com os dois assuntos.
Os vereadores Rodrigo Fachini (PMDB) e Mauricinho Soares (PMDB) também defenderam linhas parecidas com a de Coelho. Enquanto isso, Tânia Larson (SD) se posicionou ao lado de Ana Rita. O vereador Richard Harrison falou ainda que a discussão sobre segurança pública, levantada por ele, não ganhou tanta repercussão quanto a dos galos de rinha.
Confira o vídeo compartilhado nas redes sociais sobre a discussão:
Discussão na Câmara de Joinville sobre galo gera polêmica