“Santa Catarina ocupa uma posição intermediária no país no que diz respeito à população e território. No entanto, um quesito chama a atenção: o crescimento constante e equilibrado no futebol profissional.
Continua depois da publicidade
Acostumado ao aparece-e-desaparece na elite do Brasileirão nas últimas décadas do século passado, a partir dos anos 2000, o Estado entrou no ritmo do pelotão de frente e desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser jogado no sistema de pontos corridos, em 2003, sempre tivemos representantes na Série A. Em 2011, Figueirense e Avaí estiveram na elite. Essa nova era do futebol catarinense merece muitas análises, mas há uma que vale ressaltar: a organização.
}
O Estado tem a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCClubes). Criada em 1987, foi com ela que tivemos as maiores conquistas: o título da Copa do Brasil em 1991 com o Criciúma; os sete anos seguidos do Figueirense na Série A; a sexta colocação do Avaí no Brasileirão de 2010 – a melhor posição até hoje. Entre os vários projetos desenvolvidos pela SCClubes está o Futmarcas, criado em 2010 para organizar o licenciamento de produtos dos clubes. Surgiu com cinco agremiações e hoje já é referência para 10.
Continua depois da publicidade
Através do licenciamento, os clubes estão organizando a comercialização das marcas, combatendo a pirataria e ampliando a receita. Uma das metas do Futmarcas é a realização anual de uma feira de produtos licenciados. A terceira edição ocorre hoje e amanhã, na Univille, em Joinville. Nos estandes da feira, que é gratuita e aberta ao público, haverá produtos de confecção, de beleza, moda íntima, linha pet, alimentação, calçados e muitos outros artigos para o torcedor. O convite está feito. É só ir a Joinville.“