Três importantes eventos audiovisuais ocorrem este mês em Blumenau e Balneário Camboriú. Abril foi escolhido para sediar o 2º Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú, o Cinerama BC, que inicia nesta quarta-feira, o Festival Audiovisual Catarinense (Faça), a partir do dia 19, e o Festival de Cinema de Blumenau, dia 22.
Continua depois da publicidade
Com programação variada, os festivais trazem filmes nacionais e internacionais e movimentam duas cidades do Vale. Os coordenadores revelam o porquê da escolha do mês de abril.
– Abril é uma data escolhida em função do calendário de festivais nacionais e internacionais. O Brasil não conta com nenhum festival internacional em abril e, internacionalmente, a data fica entre os dois maiores festivais do mundo: o Festival de Berlim, que ocorre no começo de fevereiro, e o Festival de Cannes, que ocorre no fim de maio – explica o cineasta e organizador do Cinerama BC, André Gevaerd.
Um dos organizadores do Festival Audiovisual Catarinense (Faça), Guto Lima relata o encontro dos eventos foi uma boa coincidência:
Continua depois da publicidade
– As programações não se chocam, cada um tem um roteiro diferente. São públicos diferentes também. Não tem problema que o Faça seja considerado um esquenta para o Festival de Cinema de Blumenau.
Para Guto, o momento é positivo, pois vai atrair o público para a região. Mesmo sem ver problemas na coincidência, a intenção é, nas próximas edições, o Faça seja transferido para o segundo semestre para movimentar a atividade cultural. O evento deve ocorrer em outras cidades e oportunizar a outros públicos conhecer a programação especial de cinema catarinense.
O coordenador do Festival de Cinema de Blumenau, Paulo Castellain, reafirma a coincidência:
– Nossa escolha se deve porque, em 2011, fizemos a 1ª Mostra de Cinema Infantojuvenil em abril. Gostamos e decidimos realizar no mesmo período – revela.
Continua depois da publicidade