Os diretores das escolas da rede estadual de ensino em Santa Catarina serão os responsáveis pelo monitoramento de casos suspeitos e ativos de Covid-19 entre alunos, professores e demais funcionários de cada unidade. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, todos os dias, no fim da tarde, os gestores das escolas terão de preencher um formulário integrado ao sistema da Secretaria de Educação. Nesse documento serão colocadas informações atualizadas sobre o coronavírus em cada escola.    

— A partir de hoje nas mais de mil escolas, todo diretor tem que, todos os dias no final de tarde, às cinco horas da tarde, fazer uma evolução de como andam os casos na sua unidade escolar — afirmou Luiz Fernando Vampiro em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina. 

O secretário disse ainda que, em casos de surto de Covid, a Vigilância Epidemiológica será acionada tanto em escolas da rede pública quanto em unidades da rede privada no Estado. 

Continua depois da publicidade

— Se tiver qualquer tipo de indício de surto dentro das unidades escolares, é chamada a Vigilancia Epidemiológica para fazer todo o encaminhamento necessário. Esse regramento não é somente para escola pública; é para todas as unidades escolares em Santa Catarina — explicou o secretário. 

De acordo com uma nota técnica elaborada pela Secretaria de Educação em conjunto com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), se houver um caso suspeito ou confirmado de Covid-19 em turmas da educação infantil, com alunos de zero a seis anos, todos da turma devem ser isolados. Para as outras séries, a orientação é que apenas o aluno com suspeita ou confirmação de coronavírus fique em isolamento.

> Novo ensino médio começa a ser implementado este ano

Caso haja vários casos de Covid entre alunos de uma mesma sala, os alunos e professores da turma terão as aulas presenciais suspensas por 10 dias, a contar do último contato com o caso confirmado. 

As aulas totalmente presenciais foram retomadas nesta segunda-feira (7) em mais de 95% das escolas da rede estadual de Santa Catarina. Em algumas unidades, as aulas voltarão no próximo dia 14, devido a adequações estrururais, segundo a Secretaria de Educação. Segundo o calendário, o recesso escolar após o primeiro semestre está marcado para o dia 16 de julho. As aulas do segundo semestre retornam em 1º de agosto e o fim do ano letivo será em 16 de dezembro.

Continua depois da publicidade

Leia também

Calorão de janeiro fez SC ter segundo maior pico de consumo de energia da história

Centro, Itacorubi e Trindade são os preferidos para aluguel em Florianópolis; veja lista

Enquete BBB 22: quem sai no paredão entre Arthur, Douglas e Naiara?