O atropelamento de um adolescente de 14 anos, na manhã desta quarta-feira, em uma ciclofaixa na Rua Três Marias, nos Ingleses, só reforça o que o diretor da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, William Marques Pauli, já previa. O garoto estava a caminho da escola quando foi atingido por um Ford Courier vermelho, com placas de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
– O atropelamento de alunos é uma tragédia anunciada. Já pedimos providências para o Ipuf (responsável a época) e falamos até com assessores do prefeito para melhorarmos a sinalização em frente das unidades de ensino, mas nada foi feito. Há duas semanas, com recursos da escola e com o trabalho do zelador, tentamos sinalizar o pátio da escola – lamentou o diretor.
Acompanhe todas as notícias da Grande Florianópolis
Diante do caso, já que o condutor, segundo testemunhas, estaria na contramão quando atropelou o adolescente, o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Marcelo Martins, prometeu montar um grupo de estudos para evitar o problema a caminho da escola na próxima semana. Ele reconhece que o passeio é necessário nesta região.
Continua depois da publicidade
Local estratégico para os guardas municipais
O subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Alex Silveira, informou que o atropelamento foi um fato atípico. Os guardas cuidam ao mesmo tempo da fluidez do trânsito e da segurança dos estudantes.
– A guarnição fica em um ponto estratégico para atender a todos, sem causar prejuízo ao trânsito e a segurança dos alunos. Nosso objetivo é não multar ninguém, mas alguns condutores insistem em tirar vantagem dirigindo pela contramão. Infelizmente, não teremos o porquê da fuga e o quê ele poderia estar transportando – comentou.
O trecho foi transformado em sentido único há um ano a pedido da comunidade acadêmica.