O diretor-executivo de Jornalismo do Grupo RBS, Marcelo Rech, ministrou a segunda Aula Aberta da Cátedra UFSC RBS, na manhã desta terça-feira (19), aos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina. O encontro ocorreu no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Rech apresentou a palestra 8 conceitos sobre Jornalismo até 2018, e discutiu com o público sobre transformação do mundo jornalístico na era digital.

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– Cada veículo será uma rede social. O jornalista não é mais aquele que fala sozinho, que dá uma informação. Ele precisa ouvir o público também e cada vez mais – afirma o diretor.

Marcelo foi editor-chefe da Zero Hora e dirigiu a redação do jornal por 15 anos. Foi também diretor editorial dos oito jornais do Grupo RBS. Até março de 2012, era diretor-geral de produto, responsável pelos conteúdos dos jornais, rádios, internet e televisão do Grupo. Além de dividir suas experiências com os estudantes UFSC, Rech também falou sobre plataformas digitais e o futuro do jornalismo.

– Não bastará ser mobile first. O trabalho jornalístico deverá se reformular para ser mobile centric. As demais plataformas serão coadjuvantes. Há pessoas que já falam em mobile only, com foco apenas nas plataformas móveis – explica o diretor.

Sobre Marcelo Rech – Natural de Santa Cruz do Sul, é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Estratégia de Mídia, pela Harvard Business School. Desde 2008, é vice-presidente do Fórum Mundial de Editores e membro dos boards do Programa Gaúcha de Produtividade e Qualidade e da Sociedade Interamericana de Imprensa. É também chairman para a América Latina da Associação Mundial de Jornais e News Publisher, a WAN-IFRA.

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Autor do livro Enviado Especial – Passageiro da História, Rech fez parte da primeira expedição brasileira à Antártida, na década de 80. Cobriu diversos conflitos internacionais, entre eles a Guerra do Golfo, que lhe rendeu o Prêmio Líbero Badaró 1993.