Em que pese as críticas mais veementes tenham partido do presidente Criciúma, quem reclama com razão na segunda rodada do Estadual é o Joinville. A avaliação é do diretor de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Marco Antônio Martins.
Continua depois da publicidade
— A gente fez análise hoje, principalmente dos lances reclamados pelo Criciúma (Juventus 3 x 2 Criciúma), e a gente concorda com as decisões de campo. Os dois pênaltis em Jaraguá do Sul são lances complicados, mas não há como brigar com a imagem. No jogo Brusque x Joinville (5 x 4), a reclamação procede, não houve o pênalti marcado em favor do Brusque, e o Joinville foi prejudicado — afirmou Martins, em entrevista à CBN Diário nesta segunda-feira, na Ressacada, minutos antes de Avaí x Marcílio Dias.
Martins explicou porque Rafael Traci acertou ao marcar pênalti no lance que definiu a vitória do Juventus sobre o Criciúma nos acréscimos:
— Foram lances complicados. No primeiro pênalti a imagem mostra o tornozelo do atacante sendo tocado, mas não permite ver a intensidade. No segundo, na primeira ação o atacante pula, e na sequência é derrubado dentro da área. A ação começa fora da área, mas o contato com a perna do atacante foi dentro — explica.
Mesmo assim, Traci terá a atenção chamada, pois, na visão de Martins, estava longe demais do lance. Os árbitros dos jogos Criciúma 2×1 Concórdia (Marcos Vinícius de Oliveira Matias), Brusque 5×4 Joinville (William Machado Stefens) e Juventus 3×2 Criciúma (Rafael Traci) foram chamados para uma "avaliação técnica" juntamente com os integrantes do departamento de arbitragem da FCF.
Continua depois da publicidade
O clima no Estádio Heriberto Hülse para o jogo entre Criciúma e Tubarão, na próxima quinta-feira (30), preocupa o diretor de árbitros. A apreensão decorre das fortes críticas do presidente do Tigre, Jaime Dal Farra, à arbitragem e à FCF, após a derrota para o Juventus.
— Qual será o clima para o jogo desta quinta-feira em Criciúma? O que pode acontecer se o árbitro cometer um erro? Estamos em um momento de intolerância no país, palavras podem ser um estopim. Futebol é lazer — disse Martins.
Martins acrescentou que pessoas com experiência em futebol, inclusive cronistas esportivos, têm conclusões diferentes sobre o mesmo lance. Durante a entrevista, o comentarista Roberto Alves, por exemplo, disse entender que os dois pênaltis para o Juventus aconteceram. Já Paulo Branchi viu falta somente fora da área no segundo lance.
— Como dizer que o árbitro roubou um time ou ajudou o outro? — reflete Martins.
A polêmica
Indignado pelos dois pênaltis marcados para o Juventus na derrota por 3 a 2 em Jaraguá do Sul, o presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, disparou contra a arbitragem e atacou a FCF, culpando a entidade pelo rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro.
Continua depois da publicidade
— Isso é uma brincadeira, foi feita uma palhaçada. De cima parecia estar a dois metros fora da área, no outro (pênalti) o cara se atirou antes. Estão brincando! Essa federação eu não aguento mais. A Federação Catarinense rebaixou o Criciúma. Em sete jogos (da Série B) fomos roubados no ano passado. Agora de novo. É uma vergonha essa federação. Minha indignação é por este jogo, o anterior e o ano passado. Hoje foram dois pênaltis grotescos e ridículos. Acho que é um absurdo essa federação de m*** — esbravejou