O Diretor Técnico da Red Bull, Adrian Neway, acredita que o desempenho dos motores será o diferencial dos times a partir da mudança planejada para os motores em 2014. A Fórmula-1 deixará de usar os atuais v8 aspirados para usar os v6 turbo. Para o dirigente, essa mudança de regulamento poderá até redesenhar o pelotão da frente na F-1.
Continua depois da publicidade
– Em 2014, vamos ter uma variação no desempenho de motores. Isso significa todo o sistema do motor, que não é apenas a parte de combustão interna, mas também os vários sistemas de recuperação que serão atrelados a ele. É possível que uma montadora fique significativamente melhor que as outras, o que pode fazer com que tenhamos carros das montadoras na frente. Você pode acabar com um campeonato de fabricantes de motores – disse Neway, ao site Autosport.
Neway foi projetista de carros com um histórico vencedor na década de 90, com Williams e McLaren. Com grande talento em desenvolver projetos aerodinâmicos, o dirigente é um dos críticos das restrições que a FIA quer criar para os próximos anos.
– O regulamento de chassi, em termos de aerodinâmica, é a versão mais restritiva que já tivemos. A instalação dos motores é obviamente algo que as equipes irão trabalhar com suas fabricantes. Resta saber se alguém irá aparecer com algo novo que irá promover uma vantagem – completou.
Continua depois da publicidade