O diretor assistente do filme Rust, que teve suas gravações interrompidas após a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins na última quinta-feira (21), foi demitido, em 2019, da produção do filme Freedom’s Path, depois de um acidente com uma arma. A afirmação é da empresa Rocket Soul Studios, segundo a emissora CNN noticiou nesta segunda-feira (25).

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O diretor assistente se chama Dave Halls e foi identificado pelas autoridades como o responsável por entregar ao ator Alec Baldwin a arma que, quando disparada, matou Hutchins e feriu também o diretor Joel Souza. Foi Halls quem informou que a arma estaria “fria”, termo usado na indústria cinematográfica para indicar que a arma está segura, sem balas de verdade.

Em 2019, Halls trabalhava em Freedom’s Path quando uma arma “disparou inesperadamente no set”. Embora o acidente não tenha causado nenhuma fatalidade, o assistente foi desligado da produção.

> Brandon Lee foi morto por tiro acidental durante gravações de O Corvo em 1993

Continua depois da publicidade

“Halls foi retirado do set imediatamente, e a arma cenográfica foi descarregada. Um relatório sobre o incidente foi feito e registrado na época”, disse a empresa, ainda segundo a CNN. “Dave Halls foi oficialmente demitido, e a razão da demissão foi dada a ele. Dave estava muito arrependido pelos acontecimentos, e entendeu o motivo de ser demitido. Um novo assistente de direção, assim como um novo especialista em armas, foi contratado para o período principal das filmagens. A produção do filme terminou com sucesso.”

A reportagem da CNN incluiu ainda outros relatos: Maggie Goll, fabricante de adereços que trabalhou com Halls na série Into The Dark, também em 2019, afirma que o assistente negligenciava a realização de reuniões de segurança; e quase nunca avisava a todo o elenco quando havia uma arma no set – o que é um protocolo obrigatório. Em certa ocasião, um pirotécnico licenciado sofreu um acidente durante gravações, e Halls pediu que o trabalho continuasse mesmo assim.

Halls ainda não respondeu às acusações.

Leia também:

> Confira todos os lançamentos de novembro de 2021 na Netflix

> Batman: relembre momentos memoráveis dos filmes do Homem-Morcego

> Antes de Batman: cinco filmes para conhecer o ator Robert Pattinson