Juan José Campanella, o premiado diretor argentino de O Segredo dos Seus Olhos (2009), segue com toda a força em seu novo projeto Metegol, uma animação em 3D com qualidade técnica dos melhores estúdios internacionais. Nela, o futebol é uma desculpa para abordar os temas que o diretor mais domina: o amor, a amizade e a dignidade.

Continua depois da publicidade

Metegol (Foosball na tradução para o inglês) é um velho desejo de Campanella que se tornou realidade a partir de uma proposta feita pelo produtor argentino Gastón Gorali há cinco anos, quando o cineasta ainda não havia filmado O Segredo dos Seus Olhos, com o qual ganhou, em 2010, o Oscar de melhor filme estrangeiro. Recentemente, a nova animação também foi premiada na Espanha com o prêmio Goya.

Sempre gostei da animação como gênero, desde quando era criança; ela abre a possibilidade de contar histórias que, caso fosse de outra forma, são impossíveis de realizar, dissse Campanella. O filme estreia na Argentina no dia 20 de junho de 2013 e logo depois segue para outros 40 países para os quais foi vendido. As tratativas para a exibição nos Estados Unidos seguem abertas.

Em entrevista à Associated Press, o cineasta destacou que Metegol foi feito com “o mais alto nível técnico” e que pode interessar tanto o público argentino quanto o de outros países.

É um filme de aventura, romance, amizada e tem um pouco de futebol. As emoções sobre as quais estamos falando são muito universais. Não acredito que tenha problemas como o que aconteceu com os filmes anteriores, afirmou.

Continua depois da publicidade

Campanella, 53 anos, é considerado um ótimo diretor de atores e um narrador inspirado de histórias que tratam sobre os mais diversos sentimentos, problemas e alegrias das pessoas. Em suas realizações, também estão Clube da Lua (Luna de Avellaneda, de 2004), O Mesmo Amor, A Mesma Chuva (El Mismo Amor, La Misma Lluvia, de 1999) e O Filho da Noiva (El Hijo de la Novia, de 2001), este último também canidato ao Oscar em 2002. Por O Mesmo Amor… e por O Filho…, Campanella recebeu vários prêmios Cóndor de Plata na Argentina ao mesmo tempo era reconhecido nos Estados Unidos com dois prêmios Emmy por seu trabalho para a televisão.

O protagonista do novo filme é Amadeo, que vive em um vialrejo pequeno e anônimo. Ele trabalha em um bar, joga pebolim (em espanhol, metegol) melhor do que ninguém e está apaixonado por Laura, porém ela não sabe. Sua rotina vem abaixo quando Párpados, um jovem do vilarejo que se tornou o melhor jogador de futebol do mundo, volta disposto a se vingar da derrota que sofreu anos atrás.

O único propósito de Párpados é destruir seu rival, o bar onde ele trabalha e seu pebolim, além de ficar com Laura e transformar o vilarejo em um parque temático. Quando o vilão começa sua destruição, as figuras do pebolim tomam vida e ajudam Amadeo a recuperar o lugar onde vive e a jogar a partida mais importante de sua vida.

Produzir Metegol foi “um processo muito enriquecedor, porque com é totalmente distinto de outros fimles, me obrigou a flexionar músculos que não tinha”, disse Campanella.

Continua depois da publicidade

O filme foi inspirado em um conto do escritor e humorista gráfico argentino Roberto Fontanarrosa. A história do autor já falecido é um monólogo de um jogador de futebol que, ao longo da história, se revela como, na verdade, um jogador de pebolim.

Campanella pretende voltar ao mundo da animação, porém antes fará uma pausa e irá trabalhar com treatrou ou outro filme com personagens de carne e osso.