No rali, o piloto não é o único responsável pelas vitórias ou derrotas. Dentro do carro o piloto é acompanhado pelo navegador, que diz antes como será a curva que está por vir promovendo condições para que o se explore o máximo cada metro de prova.
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A sintonia entre os dois é fundamental para evitar a troca de informações erradas enquanto o carro percorre estradas de terra a mais de 150 km/h. A cada trecho o navegador fala quantos metros tem a reta, o grau da curva que está à frente e como o piloto deve guiar o carro.
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Esses detalhes são apurados no dia anterior a prova: o dia do levantamento. Piloto e navegador percorrem todos os trechos que serão cronometrados durante a prova, duas vezes cada.
Para a dupla catarinense formada por Luís Tedesco e Raphael Furtado, o levantamento teve um papel mais importante nesta prova de Atibaia. A dupla ainda não conhecia as especias (trechos cronometrados), diferente de grande parte de seus adversários na categorias 4×2 Super do Campeonato Brasileiro de Rally.
A dupla foi minuciosa no levantamento. Tedesco dizia como imaginava que faria as curvas, mas fica em dúvida se algumas eram grau 3 ou 4 de dificuldade, se dava para acelerar um pouco mais ou não, e, quando isso acontecia, suspirava pela oportunidade perdida.
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Enquanto isso, Furtado anotava – em letras extremamente claras para quem estava no banco do caroneiro – as siglas que indicavam a forma como a dupla iria correr.
– Direita quatro, sobre, esquerda três mais, quatro, junto direita dois – dizia Tedesco.
Furtado anotava: D4/E3 ++,4,=,D2.
As curvas mais complicadas ganham graduação 1 enquanto as mais leves 4. “Sobre” quer dizer que elas vêm em sequência, e “junto” significa muito próximo. Os sinais de “mais” e “menos”, a forma como deve acelerar.
A preocupação com a precisão é tão grande que alguns trechos são feitos a pé. Mas apenas porque durante o levantamento não se pode voltar de carro para rever algum trecho. Como a dupla errou em um espaço de 500 metros, desceram do carro e voltaram a pé para checar e reescrever.
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À noite, antes da prova, Raphael Furtado repasse todas as informações à limpo em um caderno de notas e acrescenta os seus detalhes de referência.
– Eu vejo muito pouco da prova, estou concentrado em fazer a leitura e levanto a cabeça quando tem um reta maior – afirma Furtado.
:: Veja as informações e leituras do levantamento no caderno de nota do navegador
A leitura das duas primeiras linhas será assim:
– Esquerda três, sobre, direita corta, sobre esquerda três mais, 100
– Alto meio, esquerda quatro menos, sobre, direita quatro menos, sobre esquerda quatro, junto, direita, sobre, esquerda quatro corta
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Significam que:
– Curva para esquerda seguida de direita feita de forma bem fechada, seguida de esquerda, seguida de 100 metros de reta
– Ponto alto mas não tão forte, seguido de curva veloz porém não com motor cheio, à esquerda, seguida de direita veloz porém não com motor cheio, seguida de esquerda veloz, espaço pequeno de reta, seguido por curva à esquerda, curva à direita, seguido de curva à esquerda feira de forma fechada.