O diretório nacional do PT, reunido em Porto Alegre nesta sexta-feira, aprovou há pouco uma resolução batizada internamente de “Resolução Haddad”. A medida determina que o poder de homologar candidaturas ou alianças em grandes cidades (com mais de 200 mil habitantes) é da cúpula nacional.

Continua depois da publicidade

PT gaúcho resiste em abrir mão de candidatura de Villaverde

Presidente do PT afirma que candidatura de Villaverde “está consolidada”

PT pressiona por retirada de candidatura em Porto Alegre

A intenção dos petistas é fortalecer a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. Segundo o senador Humberto Costa (PE), Porto Alegre (1,4 milhão de moradores) não deve ser afetada pela medida, pois a decisão pela candidatura do deputado estadual Adão Villaverde estaria consolidada. Para o parlamentar, deve-se respeitar a autonomia da cúpula regional neste caso.

Continua depois da publicidade

No entanto, a resolução aprovada hoje pode ter impacto em cidades como Duque de Caxias (RJ) e Mossoró (RN), onde há dois meses a cúpula tenta, sem sucesso, impor a aliança com o PSB.

Apesar de ter o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a candidatura de Haddad ainda não conseguiu conquistar nenhum apoio de peso na capital paulista.