O município de Tubarão foi novamente tomado de água nesta sexta-feira (6), agora por conta do transbordamento do Rio Capivari. Ele deságua no Rio Tubarão, que havia causado enchente inclusive na região central da cidade na madrugada do dia anterior.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC no Telegram
Desta vez, o que causou a inundação foi o rompimento de um dique que segurava águas da zona rural de Gravatal, município vizinho a Tubarão. O volume até então represado acabou levado pela calha do Rio Capivari no sentido do bairro Santo André, pertencente à cidade de Capivari de Baixo, onde há o encontro com o Rio Tubarão.
A água transbordou pelo caminho, cobrindo, em um primeiro momento, plantações de arroz que ficam à beira da rodovia Ivane Fretta Moreira, que liga a BR-101 em Tubarão à SC-370, com rumo à região serrana. Por ali, também há agora alagamentos nos bairros São Martinho, Vila Esperança, Parque das Palmeiras e São Bernardo.
Ainda de manhã, quando o dique se rompeu, a prefeitura de Tubarão emitiu alerta para que moradores da região retirassem seus pertences do local e se dirigissem a lugares mais altos, já prevendo a inundação.
Continua depois da publicidade
Em nota, a administração municipal também pediu para que os moradores que estão nestas áreas acionem a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou Guarda Municipal (153) em caso de necessidade.
O município tem situação de emergência decretada desde quarta (4) devido às chuvas volumosas e intensas que atingiram o Estado na primeira metade desta semana.
Leia mais:
Rio do Sul entra no 3º dia de enchente e ainda soma mais de 2,6 mil pessoas afetadas
Chuva inunda prisões de Tubarão, detentos fogem e cinco seguem foragidos