Uma operação da Polícia Federal descobriu que um morador de Araquari enviava dinheiro falso para todo o Brasil dentro de cartas despachadas pelos Correios. O suspeito foi preso nesta sexta-feira (22) durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na cidade do Norte de SC.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A operação “Mascada 2” foi deflagrada com o objetivo de combater a introdução de cédulas falsas em circulação. Segundo a Polícia Federal, a investigação começou com a identificação de diversas encomendas postadas em uma agência dos Correios em Araquari.
As cartas continham cédulas de dinheiro falso e haviam sido enviadas para todas as regiões do Brasil, usando endereços fictícios e nomes falsos. O responsável pelas postagens foi identificado pela polícia e os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços do investigado nesta sexta-feira.
De acordo com a Polícia Federal, foram encontradas grande quantidade de cédulas falsas, impressora e guilhotina utilizadas na fabricação das cédulas contrafeitas, o que motivou a prisão em flagrante do suspeito.
Continua depois da publicidade
Durante as investigações, a polícia interceptou 16 remessas contendo cédulas falsas, evitando que fossem introduzidas em circulação. A quantidade de cédulas e o valor correspondente ainda seguem em apuração.
O investigado responderá pelo crime de moeda falsa, que prevê pena de reclusão de 3 a 12 anos. Responde pelo crime quem fabrica, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa, assim como aquele que, mesmo tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, a restitui em circulação após conhecer a falsidade.
Leia também:
Ciretran terá nova unidade de atendimento em Joinville
Uma Joinville inteira morreu vítima do coronavírus em todo o Brasil
Dos 19 vereadores em Joinville, apenas um não tomou vacina contra Covid-19
Câmera flagra mulher abandonando cachorro dentro de caixa em Joinville
Homem é preso após manter cão com fome e sem cuidados básicos em São Francisco do Sul