Depois de a Dinamarca perder o seu piloto Allan Simonsen, de 34 anos, no último sábado, vítima de um grave acidente na primeira hora das 24 Horas de Le Mans (FRA), o país comemorou o topo mais alto do pódio com Tom Kristensen. O veterano de 45 anos superou as diversas mudanças climáticas durante o percurso e terminou o circuito de Sarth na primeira colocação.
Continua depois da publicidade
Este é o 9º título de Kristensen nas 24 Horas de Le Mans, sendo que seis dos títulos levantados na classe principal foram de forma consecutiva, nos anos de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. O primeiro título conquistado por Tom Kristensen na competição aconteceu em 1997, quando ele ainda era piloto da equipe Joest Racing.
A surpresa no pódio ficou por conta do brasileiro Lucas Di Grassi, que competiu pela Audi, e terminou na terceira colocação. Esta a foi a estreia de Di Grassi nas 24 Horas de Le Mans.
Bruno Senna, outro brasileiro que esteve no circuito de Sarth, não teve a mesma sorte que o compatriota. Na classe GTE Pro, o piloto da Aston Martin teve de abandonar as pistas por causa de um acidente sofrido por Frédéric Makowiecki.
Com a pista ainda molhada, ele perdeu o controle do carro e, consequentemente, o bateu no guard-rail. Sem nenhum ferimento, Bruno Senna teve o carro destruído e não pôde voltar para a prova.
Continua depois da publicidade
Esta edição das 24 Horas de Le Mans foi marcada pela morte de Allan Simonsen. Ele morreu no último sábado ao sofrer um grave acidente, quatro voltas após a largada, ao bater no guard-rail da curva Terte Rouge. O piloto chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.