Dinamarca e Japão concentram as atenções do Grupo E da Copa do Mundo com um duelo direto por uma vaga nas oitavas de final em Rustenburgo, marcado para as 15h30min (horário de Brasília) desta quinta. No mesmo horário, a classificada Holanda terá a volta de Arjen Robben diante da eliminada seleção de Camarões na Cidade do Cabo.
Continua depois da publicidade
Confira a página do clicEsportes no Facebook
O técnico japonês, Takeshi Okada, estimulou sua equipe dizendo que tinha que mostrar o espírito dos guerreiros samurais se quiser fazer história nesta Copa do Mundo, naquela que poderá ser a sua primeira classificação para a segunda fase fora de sua terra. Os japoneses têm a vantagem de se classificar com um empate.
– Para vencer esta partida, temos de ter algo mais além das questões tácticas – afirmou Okada. – Realmente quero que os jogadores lutem com mentalidade sólida. Creio que será uma partida muito disputada – acrescenta.
Os japoneses entendem que devem controlar a torre dinamarquesa, formada por Nicklas Bendtner, que é dúvida para o jogo, e anular o atacante que pode alimentá-lo, Dennis Rommedahl.
Continua depois da publicidade
– O Japão é uma boa equipe, muito defensiva, mas acho que podemos vencê-la. Se não conseguirmos, ficarei muito decepcionado – diz Bendtner, de 22 anos.
O jogador do Arsenal é dúvida para o confronto, pois apresenta problemas na virilha.
– Vamos ver como evolui – diz o técnico Morten Olsen.
Certeza é o desfalque de Daniel Jensen, que se machucou na partida contra Camarões, na segunda rodada do Grupo E, e ainda sente o tendão de Aquiles. O zagueiro da Fiorentina Per Kroldrup deverá entrar no lugar do suspenso Simon Kjaer.
Na Cidade do Cabo, a Holanda joga quase para cumprir tabela, com o objetivo de assegurar a primeira colocação do Grupo E com a intenção de enfrentar um adversário teoricamente mais fraco nas oitavas de final. No entanto, o destino deve colocar no caminho da Laranja a indesejada campeã mundial Itália.
Manter os 100% de aproveitamento é outro estímulo para manter a motivação, sugeriu o treinador holandês Bert Van Marwijk. Mesmo que, com apenas um ponto, o time pode assegurar a primeira colocação da chave.
Continua depois da publicidade
– Quando conseguirmos a classificação para a fase seguinte, com certeza, já poderemos pensar no que vem. Apesar disso, levo a partida contra Camarões muito a sério porque é um confronto em que a equipe deve mostrar que aprendeu. Queremos melhorar em cada partida – disse o treinador, exigindo mais.
O técnico holandês também espera ver em ação e em boa forma a sua estrela Arjen Robben, que parece recuperado de um estiramento na coxa esquerda.
– Quero jogar. Preciso de minutos de jogo para recuperar meu ritmo – afirma Robben, que diz ter passado por um “martírio” para conseguir se recuperar a tempo.
Já Camarões quer sair de cabeça erguida e com “dignidade”. A equipe perdeu os dois jogos que disputou e foi a primeira eliminada do torneio.
Continua depois da publicidade