A diferença caiu de 19 para oito pontos em uma semana, mas o deputado estadual Gean Loureiro (PMDB) continua à frente de Angela Amin (PP) na disputa pelo segundo turno em Florianópolis. Esse é o quadro apresentado pela última pesquisa Ibope contratada pela RBS TV para as eleições na Capital do Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.
Continua depois da publicidade
Gean Loureiro aparece com 44% dos votos totais contra 36% de Angela Amin. O peemedebista caiu cinco pontos em relação à pesquisa Ibope divulgada no dia 21 de outubro, enquanto a adversária cresceu seis pontos. Ambas as variações ocorreram acima da margem de erro. O percentual de eleitores que afirmam votar em branco ou nulo é de 16% — eram 17% no levantamento anterior. Os indecisos continuam em 4%. Em votos válidos, excluindo votos brancos, nulos e indecisos, Gean Loureiro alcança 55% contra 45% de Angela. Na pesquisa anterior, a vantagem do peemedebista era de 62% a 38% em votos válidos.
O Ibope perguntou aos eleitores se a opção escolhida é definitiva. De acordo com 84% dos entrevistados, o voto está definido. Outros 14% admitem que podem mudar e 2% não souberam responder.
O instituto também analisou a avaliação dos governos federal, estadual e municipal entre os eleitores florianopolitanos. A gestão do prefeito Cesar Souza Junior (PSD) é desaprovada por 76% dos entrevistados. A soma das avaliações ótimo e bom do pessedista alcança 8%, enquanto a de ruim e péssimo chega a 59% — outros 30% consideram o governo regular.
Continua depois da publicidade
O governador Raimundo Colombo (PSD) tem a gestão considerada ótima ou boa por 24% dos florianopolitanos e ruim ou péssima por 29%. O pessedista faz um governo regular para 40% dos entrevistados.
O presidente Michel Temer (PMDB) foi avaliado negativamente por 42% dos entrevistados e positivamente por 17%. A gestão é considerada regular por 31% dos eleitores consultados.
Ficha técnica da pesquisa:
Contratante: RBS TV
Amostra: 805 votantes
Período: 26 a 28 de outubro de 2016
Margem de erro: três pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Continua depois da publicidade
Registro no TRE-SC: 05916/2016