Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira mostra ampliação da vantagem da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, diante de sua principal adversária, Marina Silva (PSB). Dilma oscilou de 37% para 39% e Marina foi de 33% para 31%. Dessa forma, as duas saíram da situação de empate técnico. O candidato do PSDB, Aécio Neves, manteve os 15% pontuados na semana passada.
Continua depois da publicidade
Pastor Everaldo (PSC) tem 1% dos votos, também o mesmo índice alcançado na última sondagem. Os outros candidatos, somados, têm 1%, ante 2% no levantamento anterior. Brancos e nulos eram 7% e agora são 8%. Já o número de indecisos atinge 5%.
Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Continua depois da publicidade
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Dilma aparece com 35% das intenções de voto, seguida de Marina, com 23%, e de Aécio, com 12%. Os demais candidatos somam 1%. Brancos e nulos são 11. Não sabem ou não responderam representam 19%.
A pesquisa Ibope contratada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) entrevistou 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o país entre os dias 5 e 8 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-00593/2014. O último levantamento Ibope, da semana passada, foi encomendado pelo Estado e pela Rede Globo.
Em 2º turno, Marina tem 43% e Dilma, 42%
A pesquisa divulgada pelo Ibope mostra ainda que a diferença entre as candidatas mais bem colocadas no primeiro turno caiu de sete para um ponto porcentual da semana passada para cá. A candidata do PSB, Marina Silva, tem 43% das intenções de voto contra 42% da candidata do PT, a presidente Dilma Rousseff. No levantamento anterior, Marina tinha 46% contra 39% de Dilma. Brancos e nulos oscilaram de 8% para 10%. Já os indecisos caíram de 6% para 5%.
Continua depois da publicidade
Em outro cenário, em que o candidato do PSDB, Aécio Neves, enfrenta a presidente Dilma, a diferença em favor da petista aumentou de 13 para 15 pontos. Dilma passou de 47% para 48% e o tucano caiu de 34% para 33%. Brancos e nulos que eram 11% passaram para 13%. Em contrapartida, indecisos oscilaram de 8% para 6%.