A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) confirmou uma tendência apontada por outras pesquisas e ampliou a vantagem contra a representante do PSB, Marina Silva, segundo o Ibope. Conforme o levantamento, divulgado nesta terça-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, a petista oscilou de 36% para 38%. A ambientalista passou de 30% para 29%. A diferença entre as duas candidatas atinge nove pontos percentuais.
Continua depois da publicidade
O Ibope aponta ainda a estabilização do candidato Aécio Neves (PSDB). Na pesquisa divulgada semana passada, ele somava 19%, o mesmo percentual do atual levantamento.
O candidato pelo PSC, Pastor Everaldo, teve 1% das intenções de voto, assim como na última pesquisa. Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) têm juntos 2%. Votos nulos ou brancos somam 7% e os indecisos são 5%.
O instituto ainda simulou cenários de segundo turno. A exemplo dos resultados da sondagem anterior, Dilma e Marina permanecem em empate técnico. Mas há uma diferença: a presidente chegou ao mesmo percentual a ex-ministra do Meio Ambiente. Segundo o Ibope, as duas somam 41% das intenções de voto.
Continua depois da publicidade
Em uma disputa de segundo turno entre Dilma e Aécio, a presidente teria 46% dos votos, e o tucano 35%.
Leia todas as notícias sobre as Eleições 2014
Leia as últimas notícias de Zero Hora
O Ibope ouviu 3.010 pessoas de 296 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento, encomendado pelo Estadão e pela Rede Globo, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00755/2014.
Em outra pesquisa divulgada nesta terça-feira, realizada por CNT/MDA, Dilma também abre a vantagem contra Marina Silva. A presidente soma 36% das intenções de voto, enquanto a ex-ministra tem 27,4%, uma diferença de 8,6 pontos percentuais. Para o Vox Populi, que também publicou uma sondagem nesta terça, a distância entre as duas candidatas é ainda maior: 18 pontos.
Continua depois da publicidade