Após o resultado da votação da admissibilidade do processo de impeachment, Dilma Rousseff recebeu do senador Vicentinho Alves (PR-TO), primeiro-secretário da Casa, a notificação para seu afastamento da presidência da República no final da manhã desta quinta-feira, no Palácio do Planalto.

Continua depois da publicidade

O documento aponta que, a partir do recebimento da intimação, está instaurado o processo de impedimento por crime de responsabilidade, ficando Dilma, nos termos do Art. 86, §1º, II, da Constituição Federal, suspensa das funções de presidente por até 180 dias.

A notificação também diz quais prerrogativas Dilma manterá nesse período: “Uso de residência oficial, segurança pessoal, assistência saúde, transporte aéreo e terrestre, remuneração e equipe a serviço do gabinete pessoal da Presidência”.

O senador Vicentinho recebeu os documentos das mãos do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no início da manhã desta quinta-feira, em rápida reunião na sala da Presidência após a leitura do resultado da votação em plenário, quando 55 senadores votaram pelo afastamento da presidente por 180 dias – 22 se posicionaram contra.

Continua depois da publicidade