Candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) encerrou o primeiro turno da corrida presidencial dando o tom das próximas três semanas de campanha. Em pronunciamento na noite deste domingo, feito em um hotel em Brasília, a petista frisou mais de uma vez que os brasileiros não querem a volta dos tucanos ao Palácio do Planalto, chamados de “fantasmas do passado”.
Continua depois da publicidade
– O povo brasileiro vai dizer no dia 26 que não quer os fantasmas do passado de volta, como o arrocho, o desemprego. O PSDB governou para um terço da população, abandonando os que mais precisam. O povo brasileiro não quer de volta o que chamamos de fantasmas do passado.
Depois de votar pela manhã em Porto Alegre e de acompanhar a apuração das urnas no Palácio da Alvorada, em Brasília, Dilma fez um pronunciamento de cerca de 30 minutos, iniciado às 21h50min. Escoltada por ministros, foi recebida no auditório de um hotel de luxo na Capital aos gritos de “um, dois, três, Dilma outra vez”. A principal ausência no evento foi o ex-presidente Lula.
Dilma e Aécio vão ao segundo turno
Continua depois da publicidade
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Sem voz, a candidata teve de se esforçar para falar. Fez agradecimentos aos eleitores, à “militância guerreira”, aos aliados e a Lula. Ainda saudou a vitória no primeiro turno e projetou um segundo round duro contra Aécio Neves:
– Mais uma vez o povo brasileiro me honrou com a sua confiança, ao me dar a vitória nesta disputa de primeiro turno. Os eleitores me dão o recado de que devo seguir a luta. Esta é a luta dos construtores de futuro, que não deixarão o Brasil voltar para trás.
PAINEL: veja os resultados do 1º turno em todo o país
A candidata à reeleição destacou mais de uma vez o slogan da campanha, “governo novo, ideias novas”. Prometeu novas ideias para reforçar programas sociais, para ampliar a oferta de educação, saúde e segurança. Ainda aproveitou para atacar o PSDB.
Continua depois da publicidade
– Ideias novas na economia, mas sem as medidas impopulares dos tucanos, sem o arrocho e o desemprego. O povo não quer a volta daqueles que quebraram o país três vezes, que jamais promoveram políticas de inclusão social e de redução da desigualdade – afirmou.
A petista destacou que seu governo tem fundamento moral em dois valores: igualdade de oportunidades e combate sem tréguas à corrupção. A presidente também prometeu se empenhar pela reforma política, sendo que o primeiro passo será mobilizar a população para um plebiscito sobre o tema:
– Eu farei todas as mudanças necessárias para que a vida de cada brasileiro e cada brasileira melhore.
Continua depois da publicidade
Por fim, Dilma agradeceu as vitórias que obteve em Minas Gerais, seu Estado natal, e no Rio Grande do Sul.
– Agradeço a vitória no Estado que me acolheu, onde minha filha nasceu e onde vivi a maior parte da minha trajetória política – finalizou.
*Zero Hora