Durante a cerimônia nesta segunda-feira (21) para lançar a nova ponte estaiada em Laguna, no Sul do Estado, a presidente Dilma Rousseff disse que é compromisso do governo federal construir também o túnel no Morro dos Cavalos, em Palhoça. O trecho é considerado um gargalo da duplicação da BR-101 na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Dilma classificou o túnel no Morro dos Cavalos como uma “obra complexa”. Para ela, a BR-101 é uma estrada “importante para a região Sul do país”. A presidente também se comprometeu com a duplicação da BR-470, além de outras obras e investimentos.

Sobre a nova ponte de Laguna, Dilma Rousseff disse que será batizada como “Anita Garibaldi”, a quem chamou de “heroína brasileira” e de “heroína de dois mundos”.

— Nada mais justo que esta ponte tenha o nome de Anita Garibaldi. É uma justa homenagem — disse a presidente em Laguna, onde prometeu R$ 500 milhões para a obra.

Presidente Dilma esteve em Laguna para lançar nova ponte (Foto: Júlio Cavalheiro / Agência RBS)

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em Laguna, no Sul de Santa Catarina. Aos 18 anos conheceu o revolucionário Giuseppe Garibaldi, lutando ao seu lado na tomada de Laguna. Por ter participado de batalhas também na Itália, é conhecida até hoje como a “Heroína dos Dois Mundos”.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Presidente Dilma diz que batizar ponte em Laguna de Anita Garibaldi é “justa homenagem”