A presidente Dilma Rousseff, o empresário Eike Batista e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, são os três brasileiros que figuram na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2012 da revista Time, divulgada nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

O perfil que apresenta a presidente brasileira foi escrito pela mandatária da nação argentina, Cristina Kirchner, que abriu o texto comentando a foto em que Dilma, aos 22 anos, em 1969, aparece em um interrogatório militar: “Ela exalava desafio”.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou o perfil do empresário Eike Batista, o homem que acumula a maior fortuna do país e apontado pela revista Forbes como o sétimo mais rico do mundo. Eike traz “investimentos vitais para a cidade a partir do petróleo e da mineração”, garante o prefeito, que também lembrou ações sociais do empresário.

Já a descrição dos méritos da presidente da Petrobras foi assinada por um estrangeiro. O editor da Time, Bryan Walsh, destacou a carreira técnica de Foster e sua resistência para alcançar o topo em um país “conhecido por seu machismo”: “Seus hábitos de trabalho incansáveis lhe renderam o apelido de Caveirão, gíria para os carros blindados que a polícia brasileira utiliza para ‘limpar’ as favelas”.

Continua depois da publicidade

O ranking inclui ainda artistas, ativistas e políticos influentes, como o presidente americano Barack Obama. O movimento de hackers Anonymous também entrou para a lista, bem como as irmãs britânicas Catherine e Pippa Middleton, respectivamente, mulher e cunhada do príncipe William.

Confira a lista completa da revista Time