A presidente Dilma Rousseff já está nos Estados Unidos para participar nesta sexta-feira da cerimônia de assinatura do acordo de mudanças climáticas (Acordo de Paris) na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Continua depois da publicidade

A presidente chegou em Nova York às 21h, no horário de Brasília. Ao chegar, Dilma foi recebida por um grupo contrário ao impeachment em frente à casa do embaixador do Brasil na ONU, Antônio Patriota, onde ficará hospedada. Ela recebeu flores e palavras de apoio dos cerca de 50 simpatizantes.

Leia mais:

Rosane de Oliveira: a briga de Dilma e Temer é por jornais estrangeiros

Continua depois da publicidade

“Quando o tempo chegar, terei gabinete na cabeça”, diz Temer

Durante a cerimônia de assinatura do acordo, Dilma fará um discurso de cinco minutos. A expectativa é de que ela faça uma breve referência à crise política do Brasil — auxiliares a aconselharam a abordar o impeachment após o discurso, na entrevista coletiva, para não causar desconforto em outros líderes mundiais.

Dilma ainda terá conversas com os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e François Hollande, da França.

A presidente também dará uma entrevista a seis veículos de comunicação da imprensa internacional, onde deve detalhar o discurso de que está sendo vítima de um golpe.

Continua depois da publicidade

Os meios de comunicação estrangeiros serão um novo capítulo na disputa entre Dilma e o vice-presidente Michel Temer. Ele, inclusive, se antecipou e concedeu uma entrevista ao “Wall Street Journal” nesta quinta, onde declarou estar pronto para assumir o comando do país e que cada passo do impeachment está sendo feito de acordo com a Constituição.

Dilma deve retornar ao Brasil no domingo.

O Acordo de Paris

O acordo, que entrará em vigor em 2020, foi aprovado em dezembro de 2015 durante plenária da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), em Paris, França. Um dos principais objetivos é buscar caminhos que limitem o aumento de temperatura global neste século em até 2 graus Celsius, buscando atingir 1,5 grau Celsius.

*Zero Hora com agências