Representantes da United Nations Foundation, organização que dá suporte à Organização das Nações Unidas (ONU) em questões de desenvolvimento social, reuniram-se nesta quinta-feira com a presidente Dilma Rousseff. Durante o encontro foram discutidas metas para o desenvolvimento sustentável e o uso de fontes de energia não poluentes. A presidente também apresentou resultados obtidos em questões sociais como a redução da fome e da mortalidade materna no país.

Continua depois da publicidade

– Tratamos de energia sustentável e o Brasil tem base natural muito boa e bom histórico de engajamento. O Brasil tem hidrelétricas e tem tudo para ter um futuro de baixo carbono – disse a vice-presidente da UN Foundation, Gro Harlem.

Prazo para Cadastro Ambiental Rural (CAR) será prorrogado por um ano

A presidente da organização, Kathy Calvin, avaliou que o Brasil poderá cooperar com o estímulo à adição de um percentual maior de etanol na gasolina em países como os Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

– Discutimos como podemos trabalhar juntos na área do etanol. Como se sabe, os Estados Unidos têm baixa exigência dessa mistura e achamos que ela deve ser mais alta. No Brasil a mistura do etanol e gasolina é 27%.

As dirigentes da UN Foundation elogiaram as ações do Brasil voltadas ao uso de energia sustentável e também o compromisso do governo brasileiro em reduzir a violência contra a mulher com leis para assegurar a criminalização do feminicídio. Elas disseram que o Brasil está adiantado no cumprimento de metas de desenvolvimento social assumidas junto a ONU. Kathy Calvin disse que o Brasil está entre os dez países que alcançaram a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A UN Foundation foi criada em 1998 com o objetivo de dar suporte a ONU em questões relacionadas ao desenvolvimento social como meio ambiente, inclusão social e direitos humanos. É uma organização que busca ser o elo entre o cidadão e a ONU.

Continua depois da publicidade

*Agência Brasil