A presidente Dilma Rousseff disse, nesta quarta-feira, que a crise econômica mundial, que atinge principalmente países da Europa e os Estados Unidos, não vem de falta de dinheiro, mas da incapacidade de tomar decisões necessárias.

Continua depois da publicidade

– Todos eles [os países] têm dinheiro, mas a crise deriva de decisões políticas que nós não vemos serem tomadas em definitivo – acrescentou.

Para Dilma, uma das formas de enfrentamento da crise foi a decisão tomada ontem, na Cúpula do Mercosul, de incluir mais 100 itens na cesta de produtos com tarifas especiais.

– No caso do Mercosul, nós tivemos uma grande conquista, aumentando em mais 100 produtos a lista de tarifa especial do bloco. Isso significa que o Brasil pode tributar nos níveis da Organização Mundial do Comércio (OMC) 100 produtos – disse.

Ela acredita que a medida poderá combater práticas protecionistas adotadas por outros países e impedir os efeitos mais perversos da crise, como a competição considerada “pouco leal” por meio de dumping, uso de guerra cambial e desvalorização artificial de moedas.

Continua depois da publicidade