A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira duas trocas na sua equipe ministerial. Para reforçar a articulação política em tempos de revolta da base aliada no Congresso Ricardo Berzoini (PT-SP) assume a Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Ideli Salvatti (PT-SC).

Continua depois da publicidade

Ideli, por sua vez, comandará a Secretaria Especial de Direitos Humanos, substituindo Maria do Rosário (PT-RS), que deixa a pasta para disputar as eleições deste ano.

Leia mais:

> Rosane de Oliveira: enfim, Dilma descobre que precisa de articulação

Bancário, Berzoini está no quarto mandato na Câmara e já foi ministro da Previdência e Assistência Social e do Trabalho e Emprego no governo Lula. Em 2005, após a crise deflagrada pelo escândalo do mensalão, ele se tornou secretário-geral do PT, para ajudar a orientar a sigla e, em seguida, foi eleito presidente nacional do partido.

Continua depois da publicidade

A posse dos dois novos ministros está marcada para o final da manhã da próxima terça-feira, no Palácio do Planalto. Com as nomeações de Berzoini e Ideli, a expectativa é de que esteja concluída a mais recente reforma ministerial do governo Dilma, que trocou, ao todo, oito nomes na sua equipe.