Na teoria, o processo de cadastro dos estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é simples, bastaria acessar o portal do Ministério da Educação (Mec), preencher os dados e seguir as instruções. No entanto, na prática, calouros e universitários que pleiteiam o benefício para este ano estão tendo dificuldades por causa de falhas no sistema de cadastramento – o SisFies. De acordo com o ministério, os problemas são provocados pelo grande número de acessos ao portal do sistema. As inscrições ao programa vão até o dia 30 de abril.
Continua depois da publicidade
::: Mec apresenta problema no acesso ao Fies
Calouro do curso de Engenharia de Produção na Faculdade Capivari de Baixo (fucap), Jocemar Thomé Jr, 18, tenta se cadastrar para receber o financiamento do fundo educacional federal desde a abertura das inscrições, mas ainda não conseguiu. O estudante admite que dificilmente conseguirá arcar com a mensalidade de quase R$ 900, além das despesas de casa.
– Me falaram que o problema é por causa do número de acessos, mas já tentei até de madrugada e o site não carrega. Os cinco anos de curso devem totalizar uns R$ 50 mil, não tenho esse dinheiro – diz o estudante.
Continua depois da publicidade
O caso do Jocemar está longe de ser isolado. Em 2014, mais de 17 mil alunos conseguiram o benefício para estudar em alguma instituição de ensino superior privada de Santa Catarina. Apenas na Fucap, cerca de 100 alunos que pretendem obter o Fies estão esperando pela normalização do sistema. A tesoureira da faculdade, Karine Dalbo Zin, conta que a instituição já entrou em contato com o Mec, mas as respostas não ajudaram muito.
– Eles só dizem que os alunos têm que continuar tentando. O estranho é que esse tipo de problema nunca tinha acontecido no Fies – afirma Karine Dalbo Zinl.
Em nota, o Mec informou que o SisFies está passando “passando por instabilidade” por causa da “alta demanda”. Segue a nota:
Continua depois da publicidade
– O Ministério da Educação e o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) estão trabalhando continuamente para garantir a estabilidade e confiabilidade da plataforma. Em caso de dificuldades no acesso, pedimos aos estudantes um pouco de paciência e sugerimos que acessem o SisFies um pouco mais tarde. Lembramos que o prazo para inscrições vai até o dia 30 de abril.
Mudanças na regra confundem estudantes e instituições de ensino
A partir do próximo semestre, os critérios serão mais restritivos para a candidatura de estudantes e instituições de ensino ao Fies. Os alunos terão que atingir o mínimo de 540 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. E as universidades terão que respeitar limites de reajuste de mensalidade. Para o secretário-executivo da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Paulo Ivo Koehntopp, outras regras, previstas em uma portaria divulgada pelo governo federal na última semana, ainda não estão claras.
– Vamos ter uma reunião em Brasília na próxima semana para discutir essas mudanças. Um exemplo é o aumento da mensalidade até a inflação, que é de 6,41%. Muitas instituições não têm como respeitar isso – reclama Paulo Ivo.
Continua depois da publicidade
Para Yuri Becker dos Santos, presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), as restrições para as universidade que atendem o Fies são válidas, mas esse critérios precisam ser mais claros.
– Se o governo for usar o Enade e o IGC para avaliar as universidades, isso será bom para a qualidade do ensino superior. A portaria publicada pelo governo no Diário Oficial não esclarece isso – afirma o representante dos estudantes.
Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:
1º Passo: Inscrição no SisFies
O primeiro passo para efetuar a inscrição é acessar o portal do SisFies e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.
Continua depois da publicidade
2º Passo: Validação das informações
Em seguida, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias. A comissão é o órgão responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
3º Passo: Contratação do financiamento
Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
O prazo para inscrição vai até o dia 30 de abril deste ano.