A partir de outubro os salários de prefeito, vice e secretários de Jaraguá do Sul vão encolher 20%. O mesmo percentual deve ser reduzido no valor das gratificações, e o vale-refeição para diretores e gerentes será cortado. Os salários mais magros e menos benefícios vão atingir aproximadamente 250 servidores, segundo o secretário de Finanças, Ademar Possamai.
Continua depois da publicidade
As medidas anunciadas nesta quarta-feira pelo prefeito Dieter Janssen (PP) respondem por cerca de 20% dos R$ 30 milhões a serem economizados até o final de 2016. O montante engloba ainda ações tomadas desde o início do ano, como renegociação de contratos, convênios e redução de horas extras e serviços terceirizados; além de aumento de arrecadação com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica e do atualização dos cadastros imobiliários, por exemplo.
O setor jurídico analisa agora o procedimento correto e o tempo necessário para os trâmites. Mas como os efeitos esperados são relativamente urgentes, pode-se mudar a estratégia: trocar a redução de 20% dos salários por demissão de 20% dos comissionados.
Malabarismo
As contas públicas municipais ainda não estão no vermelho, garante o secretário Ademar Possamai, mas algumas faturas já estão sim em atraso e há chance de entrar em 2016 pagando pendências de 2015. Por enquanto, o problema se concentra no fluxo de caixa – quando o dinheiro previsto para entrar chega depois do vencimento da conta. Mas com as flutuações mensais e as perspectivas de melhora deste segundo semestre frustradas até o momento, a bola de neve tende a crescer.
Continua depois da publicidade