São as chamadas dietas cetônicas, em que o consumo de carboidratos é limitado, buscando a perda de peso. Uma dieta em que a ingestão de carboidratos não passe de 100g pode ser classificada como cetônica. O princípio dessa dieta é simples, na falta da glicose de carboidratos, o organismo queima a gordura como fonte de energia.

Continua depois da publicidade

Todas as dietas que visam à metabolização de gordura como fonte primária de energia, independentemente de suas variações, o fazem ativando o sistema de cetogênese do corpo. Isto pode ser feito durante algum tempo e deve ser monitorado para que o corpo não corra riscos, como a cetoacidose.

Isto resulta na produção de corpos cetônicos pelo fígado, posteriormente secretados na urina, causando cetonúria. O corpo somente utiliza esta fonte alternativa de obtenção de energia em caso de falta de glicose. No caso de diabetes isto ocorre, pois a glicose tem dificuldade de ser internalizada nas células. No caso de uma dieta com grandes restrições de carboidratos ou em jejum muito prolongado isto ocorre pela falta de glicose.

Muitas das dietas utilizadas hoje em dia induzem propositalmente o corpo a metabolizar as gorduras pelo controle rígido na ingestão de carboidratos. Isto pode ser feito desde que recomendado por um médico e intensamente monitorado por exames laboratoriais ou autotestes. O objetivo principal é evitar que o corpo entre em cetoacidose. Na cetoacidose, o acúmulo de corpos cetônicos é tamanho que o pH do sangue é substancialmente reduzido. Em situações normais, os corpos cetônicos não são detectados na urina. Alto nível de cetonuria indica um diabetes fora de controle ou que uma dieta desse tipo é inadequada e pode oferecer riscos.

Continua depois da publicidade

Principais Fontes de Carboidratos:

Cereais, massas, frutas e verduras.

Fonte: Dra. Carolina Ynterian. Bioquímica, especializada em biologia molecular.