Entre as muitas dietas estranhas que já surgiram, uma delas é forking diet, que vem fazendo cabeça dos europeus. O regime do garfo foi criado por médicos franceses e resume-se em uma forma de alimentação em que você pode comer de tudo, desde que use apenas o garfo (fork, em inglês).

Continua depois da publicidade

Segundo o método, a partir das 18h, fica proibido comer qualquer coisa que necessite das mãos ou o uso de faca e colher. Os médicos acreditam que alimentos que precisem do uso de outros talheres são mais calóricos. Ficam de fora pães, bolachas, chocolate, iogurte, sorvetes, margarina, pizza e até frutas que precisem ser descascadas. Estão liberados: verduras, legumes, como as lentilhas, ervilhas, feijão verde, ervilhas e cereais (massas, arroz, trigo) e peixes.

A dieta também segue aquela velha orientação dos regimes, em que a pessoa pode comer mais durante o dia, mas maneirar durante a noite. Desta forma, você pode comer um bom lanche da tarde e reduzir o apetite para a hora do jantar, por exemplo. Conforme o site Dieta & Hábitos, há vários motivos para a dieta funcionar. Entre eles, estão: exclui quase completamente as gorduras e açúcares rápidos durante a noite, reduz a porção de cada garfada e habitua o corpo e a mente para comer menos à noite e, por fim, por não impor restrições, durante o resto do dia, evita as frustrações que dão origem aos avanços nas comidas entre as refeições.

Os criadores da dieta escolheram dois tipos de garfos para colocá-la em prática. O garfo estrito é usado para perder peso rapidamente. A pessoa pode comer alimentos que não devem ser preparados com o auxílio de uma faca e só podem ser comidos com um garfo. Há também o garfo light, em que o é emagrecimento gradual, pois você só pode comer alimentos com o garfo, porém qualquer alimento, independentemente como ele foi preparado.

Continua depois da publicidade

O site forkdiet.com traz dicas de como preparar pratos especiais e a lista de alimentos restritos, que não devem ser ingeridos de jeito nenhum – bolo de chocolate, por exemplo, fácil de espetar com o garfo, porém, é muito calórico.