Onde quer que eu vá, sempre encontro alguém envolvido com esta ou aquela dieta. E vejo que a imbatível maioria tem dedicado os dias a cortar carboidratos ou gordura do prato. Como não tenho autoridade pra falar do assunto, busco quem tem e divido com vocês a experiência de dois irmãos gêmeos britânicos, que também são médicos: Alexander e Chris Tulleken. Alexander, que se alimentou de carnes, peixes, ovos e queijos, se cansou mais rapidamente, além de ter perdido o fôlego nas atividades físicas. Já o irmão, que cortou gorduras, disse que nunca se sentia satisfeito e que sempre se via beliscando. O resultado? O irmão que fez a dieta rica em proteína perdeu um pouco mais de peso (5kg) – parte disso, músculo, um perigo! O outro, quase com o mesmo peso, manteve a musculatura, mas elevou o açúcar no sangue – outro risco!
Continua depois da publicidade
E daí?
Os médicos gêmeos concluíram que o ganho de peso não está ligado exclusivamente ao consumo de gordura ou carboidratos. “O problema é a combinação do dois”, dizem. A associação de gordura e açúcar – como achocolatados, sorvete ou batatas-fritas, por exemplo – tem um efeito parecido com o da cocaína no corpo humano. Tudo porque estimulam a dopamina: um neurotransmissor que controla a sensação de recompensa do cérebro. Por isso, a dica é: evite ao máximo as comidas processadas e “nada de ficar só na proteína ou só no carboidrato: quando você voltar a ingerir um ou outro, engorda de novo – até mais do que antes”, completam.
Vagas e mais vagas
Continua depois da publicidade
Sou muito fã de oportunidades e adoro divulgá-las aqui na coluna. Desta vez destaco as vagas de trabalho para pessoas com deficiência, abertas pelo Hospital de Caridade, em Florianópolis. E tem mais: o hospital precisa também de farmacêutico, técnico em enfermagem, técnico em saneamento, auxiliar de farmácia, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, auxiliar de lavanderia, guardador de veículos, auxiliar de manutenção, copeira, cozinheira, porteiro e agente de segurança. Interessados podem ligar para o (48) 3221-7682.