Após conquistar duas medalhas de prata (solo e salto) em sua estreia na temporada 2009, na etapa de Cottbus da Copa do Mundo de Ginástica, Diego Hypolito promete surpreender a partir desta sexta. Durante a etapa de Maribor, na Eslovênia, o ginasta pretende lançar, pela primeira vez em competições, um novo elemento na sua série de solo: o “Hypolito 2”. No entanto, ele ainda terá que esperar para validar o movimento com seu nome.

Continua depois da publicidade

– O “Hypolito 2” será apresentado pela primeira vez aos árbitros, que irão avaliar o movimento e darão um valor para sua execução. Porém, para validar o meu nome nesse exercício, terei de executá-lo no Mundial. A minha nota de partida sairá de 16,80. O número de passadas também mudou. Antes eram cinco, e agora serão seis – afirmou.

Diego vai competir em mais três aparelhos: salto, paralela e barras. Ele explicou a diferença entre a novidade e o movimento que já leva seu nome:

– A principal diferença do “Hypolito 1” para o “Hypolito 2” está baseada no movimento das pernas. No primeiro, as pernas ficavam esticadas, com o meu corpo em 90 graus. No segundo, as pernas ficarão flexionadas – afirmou.

O ginasta revelou ainda que deverá diversificar suas apresentações em nome do sonho de se classificar no individual geral para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. O ginasta poderia ter disputado todos os aparelhos em Pequim-2008, mas preferiu concentrar seus esforços apenas no solo.

Continua depois da publicidade

– Vou repetir os mesmos saltos da última etapa na Alemanha. Meu objetivo é lutar por uma vaga olímpica daqui a três anos competindo no individual geral, por isso será importante participar desde agora de outros aparelhos. Venho treinando bastante no Brasil, e espero evoluir a cada competição – disse o ginasta.

Ethiene e Ana Cláudia no feminino

Outra apresentação cercada de expectativas será a de Ethiene Franco, que conquistou o bronze nas paralelas em sua estreia internacional, também na etapa de Cottbus. Ao lado de Ana Cláudia Silva, ela representará a seleção brasileira feminina na Eslovênia. A técnica da equipe, Irina Iliyashenko, ainda não decidiu em quais aparelhos as atletas vão competir.

A fase classificatória da etapa de Maribor da Copa do Mundo será disputada nesta sexta. No sábado e domingo, acontecerão as finais por aparelho.

As informações são do site Globoesporte.com.