O mundo do vinho é rico em aromas, sabores e histórias. Para desvendar seus segredos e se tornar um verdadeiro apreciador, é fundamental conhecer a linguagem específica utilizada pelos especialistas.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Pensando na importância desse tema, neste conteúdo vamos apresentar termos específicos para ajudá-lo a compreender mais sobre o universo dos vinhos.

Terroir

Esse conceito faz referência ao local onde se desenvolve o cultivo de uma cultura e um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico. Além disso, consideram-se questões enológicas, contribuindo para o desenvolvimento de características específicas na produção da bebida em cada região.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, pode-se dizer que o terroir está bastante ligado em fatores como a terra e o espaço agronômico que origina a produção da bebida.

Cepa

Também conhecida como casta, a cepa faz referência a um tipo específico de uva utilizado na produção de vinho. Entre alguns tipos utilizados estão Pinot Noir, Chardonnay etc.

Sobre esse tema, é importante destacarmos que a cepa influencia no estilo do vinho, a origem, os sabores e as propriedades da bebida.

Acidez

Trata-se dos níveis ácidos presentes no vinho. Também é importante destacar que a acidez nessa bebida é responsável por conferir a sensação de fresco produto.

Continua depois da publicidade

Quando experimentamos um vinho, o caráter ácido auxilia a equilibrar o pH da boca e, consequentemente, a ativar a salivação. Dessa maneira, quanto maior for o nível de acidez da bebida, mais o tempo vai durar a salivação. 

Taninos

Eles estão presentes na uva e atuam como inibidores ao ataque de insetos e pragas. Algumas regiões da fruta apresentam tanino, como a casca e as sementes. As cascas com a pele mais grossa indicam que elas são mais tânicas do que os tipos de frutas com pele fina.

Apesar de originalmente os taninos representarem um mecanismo de defesa das frutas, a presença deles influencia na experiência sensorial da bebida. Isso porque eles proporcionam uma sensação de adstringência no paladar. 

Final de boca

Trata-se da sensação final deixada por um vinho na boca após ela ser ingerida. Esse conceito expressa a qualidade da bebida, pois um bom vinho conta com final longo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Qual a diferença entre Champagne e espumante?

Decantação: o que é e qual a importância de decantar o vinho?