Durante a pandemia, as academias ficaram fechadas. O coronavírus continua necessitando de diversas medidas preventivas, já que ainda não existe uma vacina ou medicamento específico para o tratamento. Os estabelecimentos, porém, já voltaram a funcionar com algumas restrições. Quem deseja manter a forma, mas prefere ainda evitar locais com uma maior concentração de pessoas, a solução é criar uma rotina de treinos em casa.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Para isso, não é necessário adquirir diversos equipamentos. Com um par de pesos e um colchonete já é possível obter bons resultados. O primeiro passo, porém, é fazer uma avaliação médica para verificar possíveis restrições. Após a liberação, basta dar início ao circuito.
A atividade deve iniciar sempre com o alongamento. Essa prática ajuda a evitar lesões. Na sequência, caminhe elevando os joelhos e mantendo um ritmo constante. Para isso, não é necessário se deslocar, basta simular o movimento.
Abdómen
Continua depois da publicidade
Deitado, apoie o pé esquerdo no chão e cruze a perna direita. Flexione o braço esquerdo. Leve o cotovelo esquerdo ao joelho direito e vice-versa. Faça uma série de 15 repetições para cada perna.
Costas
Deitado de barriga para baixo e com o corpo todo estendido, eleve o tronco e as pernas. Faça uma série com 15 ou 20 repetições.
> Cinco exercícios para prevenir dores nas costas
Agachamento
Em pé e com as pernas ligeiramente afastadas, flexione e estenda os joelhos, jogando o quadril para trás. Faça uma série com 15 repetições.
Por fim, alongue novamente. Existem diversas outras sequências de exercícios que podem ser realizadas em casa com diferentes graus de dificuldade. Muitos profissionais divulgam vídeos na internet. Entretanto, é importante respeitar as limitações para evitar complicações para a saúde. Conquistar a forma desejada exige dedicação, tempo e paciência.
Continua depois da publicidade
> Cinco exercícios básicos para realizar em casa – e os erros mais comuns
Além disso, outras medidas são necessárias. Lembre-se de manter um cardápio equilibrado, consumindo alimentos saudáveis e evitando frituras, gorduras e doces. Dormir bem também é necessário.
Leia também:
10 aplicativos para cuidar da saúde física e mental