Voltar à forma física ideal após gerar um filho, às vezes, não é tarefa tão simples para as mamães. Com certeza, a maior preocupação delas é não comprometer a amamentação tão importante nesta etapa de vida.

Continua depois da publicidade

De acordo com a professora Gizele Monteiro, especialista em exercícios físicos e personal gestante, os exercícios físicos são benéficos desde que direcionados por profissional especializado, que entenda a sensibilidade e a fisiologia do corpo da mamãe.

– O exercício nesse período requer tanto cuidado quanto a gravidez, pois o corpo da mulher ainda não voltou ao normal e ainda há grandes influências hormonais nas articulações e até mesmo no coração, além da postura que permanece ainda alterada. Por outro lado, o exercício bem orientado é benéfico, por exemplo, na prevenção de depressão, melhora da auto-estima, bem-estar e claro na volta do corpo e do peso da mamãe – ressalta.

Determinação e paciência são as palavras-chaves para ter bons resultados neste processo. Nada de dietas radicais e atividades de grande impacto e com cargas pesadas, pois só vão prejudicar a saúde.

– Existem exercícios leves e com característica que podem ajudar muito a mulher nesses momentos, como por exemplo, exercícios de alongamento para a região das costas, cervical, parte anterior do tronco (músculos peitorais) que ajudam a compensar a postura modificada pela gravidez e mais os cuidados com o bebê e auxiliam no relaxamento, pois o pós-parto tem uma rotina cansativa para a mamãe.

Continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo é preciso se dedicar a exercícios de resistência para a musculatura utilizada no dia-a-dia e complementando com atividades aeróbicas leves para auxiliar na perda de peso. Os exercícios para a recuperação do assoalho pélvico são muito importantes nesse momento, principalmente se o parto foi normal.

– O importante é desmistificar que os exercícios não podem ser iniciados nesse período – segundo Gizele.

Benefícios dos exercícios pós-parto:

? Restauração da força e resistência muscular

? Ajuda na recuperação do peso

? Melhora da auto-estima, depressão e humor

? Fortalecimento do assoalho pélvico, que em muitas se apresenta enfraquecido pelas ações hormonais e peso do útero com o bebê

? Melhora da postura

? Alívio de dores e desconfortos que podem aparecer nessa fase, como a dor nas costas e outras