Os trajes típicos são com certeza um tradicional charme da Oktoberfest, mas há alguns mandamentos para quem quer curtir a festa em grande estilo e ainda atender às exigências da organização da festa para receber o desconto na entrada em função do figurino. Confira abaixo as dicas:
Continua depois da publicidade
Feminino
Continua depois da publicidade
Acessórios: comuns, a tiara florida e o chapéu são opcionais, como a bolsa e o lenço. Porém, se usadas devem seguir modelos típicos germânicos.
Avental: também é opcional, mas se utilizado deve ficar até quatro dedos acima do vestido.
Blusa: mangas longas ou curtas, cobrindo o ventre. As cores são opcionais, sempre em harmonia com o traje. Se tiver colete, deve seguir o modelo germânico e também combinar com os tecidos do vestido.
Vestido ou saia: são aceitos detalhes em renda ou bordado, longos ou na altura do joelho, com tolerância de quatro dedos acima dele (sugere-se o uso da bombacha feminina típica).
Continua depois da publicidade
Meias: opcionais, mas se usadas devem estar na altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídas por polainas alemãs na altura da panturrilha.
Lederhose: originalmente masculina, pode ser usada por mulheres, com comprimento variável até a metade da coxa, no máximo. Tradicionalmente de couro, pode ser de outros tecidos, sendo considerada bermuda típica germânica.
Suspensório: opcional, mas se usado deve ser preso na calça ou bermuda por botões e cruzado atrás. Pode ser de couro ou tecidos que combinem com o traje.
Continua depois da publicidade
Sapatos: social, botina ou bota fechada, em marrom, preto ou cinza (permitido degradê). O cadarço deve ser do mesmo tom. Tamanco de madeira também é aceito.
Masculino
Chapéu: é opcional, mas quando usado deve ser típico germânico.
Camisa: de manga curta ou longa, com colarinho. As cores são opcionais, mas devem ter harmonia com o traje.
Calça e bermuda: trajes folclóricos possuem calças longas, até o joelho ou um palmo acima. A Lederhose, originalmente de couro, pode ser de outros tecidos, sendo considerada típica germânica.
Continua depois da publicidade
Suspensório: também opcional. Se usado deve ser preso na calça ou bermuda por botões, cruzado atrás. Pode ser de couro ou tecidos que combinem com todo o traje.
Colete: outra peça opcional, porém, quando usada, não deve ser muito justa. Cores e detalhes típicos germânicos devem combinar com o traje.
Meias: obrigatórias, até a altura do joelho ou um palmo abaixo. Podem ser substituídos por polainas alemãs (canos de meias em tricô) na altura da panturrilha.
Continua depois da publicidade
Sapatos: é permitido sapato social fechado, botina ou bota fechada e sapatênis fechado nas cores marrom, preto ou cinza (permitido degradê). O cadarço deve ser do mesmo tom do calçado.
Onde encontrar
Além das lojas do Parque Vila Germânica, outros locais na cidade podem te ajudar a montar o seu traje típico:
Odete Trajes Típicos – (47) 3326-5935
Clube de Mães Andorinhas – (47) 3340-6179
Prenda Mari – (47) 3323-4445
HS Trajes Típicos – (47) 3322-2285
Rosen – (47) 3037-2463
Meine Griffe – (47) 8822-1095
Loja Vanilla – (47) 3035-2602
Loja Maremar – (47) 3334-1070
Fritz&Frida – www.ffmodatipicaalema.com.br
Loja Herkenhoff – (47) 3328-0100
Frida e Cia. – www.facebook.com/trajesfridaecia