O mundo dos vinhos pode ser complexo para quem está começando. Com tantas opções disponíveis, escolher o vinho ideal pode ser um desafio. No entanto, não precisa ser assim! Com algumas dicas simples, você pode encontrar o vinho perfeito para qualquer ocasião, sem precisar gastar muito.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Por isso, vamos compartilhar algumas dicas para escolher um bom vinho, independente do seu orçamento. Continue com a gente para conferir as nossas dicas para escolher um bom vinho.

O que levar em consideração ao escolher o vinho?

As dicas que apresentaremos a seguir o ajudarão a escolher um bom vinho, independentemente do preço. Desse modo, torna-se possível escolher uma bebida ótima para diferentes momentos do nosso cotidiano e que, ao mesmo tempo, caiba no nosso orçamento.

Continua depois da publicidade

Prato com que vai harmonizar

Qual prato que você está pensando em harmonizar com o vinho? Pode parecer um mero detalhe, no entanto, essa questão vai ajudá-lo a escolher a bebida ideal que irá auxiliá-lo a ter uma melhor experiência com a bebida.

Pratos mais leves, como frutos-do-mar, peixes e saladas são uma ótima pedida para serem consumidos juntamente com os vinhos brancos, pois valorizam a leveza da bebida.

Os vinhos rosés, por sua vez, combinam bastante com pratos mais sofisticados do nosso cotidiano, como carnes grelhadas, tábuas de frios etc. Por fim, os vinhos tintos harmonizam muito bem com massas, churrasco, doces e queijos. Esses pratos valorizam o sabor da bebida e a deixam ainda mais sofisticada.

Época do ano

A época do ano é outro fator a ser levado em consideração para escolher um bom vinho. Nas estações mais quentes do ano, as bebidas leves são uma ótima pedida. Entre alguns tipos de bebida que são uma ótima ideia estão espumantes e rosés.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, nas estações mais frias do ano, as bebidas mais encorpadas são uma ótima ideia. Nesse contexto, vinhos brancos e tintos combinam muito bem, pois podem apresentar boa concentração alcoólica e ajudam a aquecer o corpo, especialmente em dias mais gelados. 

Características da bebida

Conhecer as características da bebida é uma das melhores estratégias para escolher um bom vinho. Nesse contexto, é fundamental ter o conhecimento do processo produtivo da bebida e conhecer as propriedades. Entre elas estão o amargor, acidez, álcool e dulçor.

A partir dessas propriedades, torna-se possível escolher, com assertividade, uma bebida que seja agradável ao nosso paladar e que harmonize da melhor forma em diferentes situações do nosso cotidiano. 

Leia também

Acessórios que todo amante de vinho precisa ter

Qual a diferença entre vinho seco e suave?