O universo dos vinhos te convida a uma jornada sensorial inesquecível! Com aromas, sabores e texturas que despertam a paixão por cada taça, a degustação se torna uma experiência única e prazerosa.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Se você está começando essa jornada, este guia é o seu mapa para navegar com maestria por esse mundo fascinante. Descubra dicas essenciais para aprimorar seus sentidos, desvendar as características de cada vinho e encontrar os rótulos que mais combinam com seu paladar.

Aprender o vocabulário

Familiarizar-se com o vocabulário ajuda os iniciantes na degustação do vinho, pois será possível conhecer as propriedades de cada tipo de bebida. Entre algumas características estão o amargor, doçura, consistência etc.

Continua depois da publicidade

Também é válido conhecer algumas terminologias relacionadas ao universo do vinho. Entre elas estão o tipo de taças, os tipos de vinhos etc. Esses conhecimentos, somados, vão ajudar você a aproveitar melhor a experiência da bebida.

Ter uma boa taça

Ter uma boa taça é fundamental para melhorar a experiência de degustação da bebida, ainda mais para os iniciantes. Não é necessário, porém, ter um modelo sofisticado, com esse basta um material grande, translúcido e largo para poder começar o processo de degustação e entendimento dos vinhos.

Experimentar vinhos independentemente do preço

Esteja aberto a experimentar os mais diferentes tipos de vinhos, independentemente do preço. Não há necessidade de focar no caro, pois nem sempre os produtos mais caros são os melhores. Além disso, ao estar aberto a diferentes tipos de bebidas, torna-se possível aprimorar o nosso paladar e ter uma experiência melhor na degustação das bebidas.

Fazer anotações dos vinhos de que gosta 

Registre as suas experiências com os vinhos e anote as bebidas de que você gostou. Não se esqueça de informar também os motivos pelos quais uma determinada bebida o agradou. Ela tem uma acidez, ou uma doçura nos níveis esperados? O vinho é consistente o suficiente? Essas são algumas das questões que você pode anotar nos seus registros para lembrar as suas experiências anteriores.

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, vai ficar mais fácil para lembrar os tipos de vinhos que geraram experiências positivas na degustação e escolher bebidas que sejam agradáveis ao seu perfil.

Leia também

Vinhos de altitude: o que são e quais as principais características?

Como o vinho movimenta a economia de Santa Catarina?