Abaixo, confira o que os especialistas ouvidos por Zero Hora aconselham a não incluir na lista do Papai Noel.

Continua depois da publicidade

Impressoras, teclados, mouses e outros itens com fios

A cada dia, surgem novas opções de itens sem fio. Aos poucos, a tendência é que os equipamentos que utilizam cabos desapareçam. E, convenhamos, a ausência de fiação deixa qualquer instalação mais fácil e prática, evitando aquele emaranhado de fios que resultam em um ambiente com ar bagunçado.

TVs de tubo, LCD e plasma

Embora ainda um pouco mais cara, a LED e o novo plasma são as tecnologias mais atuais, tanto em termos de imagem quanto no que se refere ao consumo de energia. Não à toa os modelos de tubo, LCD e plasma já começam a perder espaço. A mesma lógica vale para os monitores de computador.

Continua depois da publicidade

Players que não leem Blu-ray

O Blu-ray é a melhor tecnologia em termos de qualidade de imagem. Apesar de os aparelhos ainda custarem um pouco mais do que os DVDs comuns, estão cada vez mais acessíveis. Em breve, DVDs que não toquem discos Blu-ray serão peças de museu. Uma dica: players associados a televisores da mesma marca costumam oferecer mais funcionalidades e resultar em melhor qualidade de exibição.

DVD player portátil

Afora alguma comodidade no fato de poder ser levado a qualquer lugar, os aparelhos desse tipo não compensam, tanto em termos de preço, quanto qualidade de imagem e, sobretudo, utilidade.

Core2 duo e Pentium

Máquinas equipadas com processadores Core2 duo, Pentium ou equivalentes se tornarão obsoletas rapidamente. Portanto, fique atento às promoções que ofereçam modelos desse tipo a preços muito generosos: as lojas querem livrar-se dos estoques antigos para centrar foco na venda dos computadores mais novos. Assim, aquele baita negócio pode transformar-se rapidamente em um mico.

Windows XP e Vista

A chegada do Windows 8 trouxe uma nova filosofia para o uso do computador. No entanto, o Windows 7, um aprimoramento de todos os sistemas operacionais anteriores, ainda vale muito para quem não se sente confortável com as mudanças do arrojado Windows 8. Mas as versões anteriores, como o XP e o Vista, essas sim estão fora de cogitação e brevemente estarão no museu, junto com os monitores de tubo e os teclados com fio.

Continua depois da publicidade

Netbooks

Depois de chegarem ao mercado com algum barulho, os netbooks foram perdendo espaço. Em função das configurações geralmente modestas, deixaram de ser um bom negócio. Mas ainda servem a um tipo especial de usuário: aquele que utiliza o computador portátil apenas para navegar, pagar contas ou fazer eventuais compras. Para quem precisa de funcionalidades mais complexas, não é uma boa opção.

Porta-retrato digital

Geralmente não têm boas resoluções de imagem. Como se não bastasse, são caros – alguns custam mais de R$ 500 – e não servem para nada além de ocupar espaço e mostrar fotos ininterruptamente. Alguns ainda o consideram brega. Na dúvida, arriscar para quê?

Atenção aos e-readers

Os leitores de livros digitais são ótimo presente para devoradores de livros e custam bem menos que um tablet. Mas, se a ideia é navegar na internet, jogar, acessar redes sociais ou até usar menos um computador, a melhor opção é um tablet. Nesse caso, é fundamental prestar atenção à marca e ao sistema operacional do aparelho. Opções muito baratas podem não ter todas as funcionalidades desejadas.

Blackberry

Quando apareceram, com um tecladinho estiloso e cheios de funções, os Blackberry e assemelhados arrebanharam legiões de fãs mundo afora. Pudera: o smartphone era praticamente um computador de bolso. Mas esse smartphone evoluiu pouco e, logo, surgiu a turma do iPhone – com suas telas deslizantes -, que não demorou a virar a nova febre.

Continua depois da publicidade

MP3 e MP4 player

A lógica é a mesma dos e-readers. Para que comprar um aparelho que tem como função apenas reproduzir arquivos de áudio ou vídeo, se um celular mediano também faz isso? Conclusão: hoje, vale muito mais a pena investir em um telefone com memória maior para guardar os vídeos e músicas e ainda tem outras dezenas de funções – além, claro, de fazer e receber chamadas.

Som automotivo sem USB

Com a facilidade para se comprar arquivos de áudio e vídeo na internet, não há mais por que investir em aparelhos sem entrada USB ou leitor de cartão de memória. Além disso, sem os porta-CDs, ganha-se espaço no carro.